Notícias Notícias

Voltar

Minicurso para profissionais fecha ações do Dia Mundial do Rim

Data comemorativa

Minicurso para profissionais fecha ações do Dia Mundial do Rim

Evento foi destinado a profissionais do HC e da Rede de Atenção Básica do Recife e de Jaboatão

O minicurso “Atuação da equipe multidisciplinar na prevenção e tratamento da doença renal” fechou a programação do Hospital das Clínicas da UFPE em celebração ao Dia Mundial do Rim. O evento realizado na manhã desta sexta-feira (15), no anfiteatro 2, foi voltado a profissionais do HC e da Rede de Atenção Básica do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O nefrologista do HC Marclébio Dourado reiterou em sua palestra a importância da prevenção e diagnóstico precoce para evitar que a Doença Renal Crônica (DRC) atinja as fases mais agudas, quando são necessárias intervenções mais drásticas como o transplante, a hemodiálise e a diálise peritoneal. “A DRC é silenciosa e tem como principais causas a diabetes e a hipertensão arterial, doenças que são pandemias”

A médica Nathália Campello, da Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Jaboatão, destacou a importância do profissional que está na “porta de entrada” do usuário no SUS, na prevenção ao agravamento de doenças renais. “Esses profissionais são os responsáveis pela gestão do cuidado com o paciente e conhecem a história dele”, disse.   

A assistente social Ilka Perusso falou sobre a linha de cuidados integrais em todos os níveis de atenção; a enfermeria Analu Pedrosa abordou o panorama da RDC e atuação do enfermeiro; e a técnica em enfermagem Patrícia Silva discorreu sobre estratégias de intervenção nos diversos níveis de cuidados.  

As ações foram organizadas pelo Serviço Social do HC em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Núcleo de Educação Permanente (Nepe) do HC.

Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Moisés de Holanda