Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório de Parkinson do HC recebe atividades educativas sobre disfagia

data

Ambulatório de Parkinson do HC recebe atividades educativas sobre disfagia

Ação educativa contou com roda de conversa sobre o assunto, além de exercícios vocais

O Ambulatório de Doença de Parkinson do Hospital das Clínicas da UFPE recebeu ação, na manhã desta quarta-feira (20), em comemoração à Semana Nacional de Atenção à Disfagia. O evento contou com roda de conversa sobre o tema e exercícios vocais para os pacientes de Parkinson que possuem mais riscos de sofrer com o transtorno. O HC-UFPE é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A disfagia é um transtorno na deglutição que vai da boca até o estômago gerando a dificuldade do transporte do alimento causando engasgos, cansaço e até infecções respiratórias. “Essas funções de deglutição, voz e fala se integram e, muitas vezes, o paciente que tem dificuldade na fala provavelmente vai ter alguma dificuldade para engolir e isso ocorre principalmente no paciente que tem Parkinson, por isso é importante abordar esse tema’’, explica a professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPE e integrante do projeto Pró-Parkinson do HC e da UFPE, Luciana Rodrigues. 

Os exercícios foram destinados também aos acompanhantes para que eles possam incentivar e reproduzir com os pacientes em casa. “Além de ser uma iniciativa positiva, é também muito necessária, pois muitas pessoas têm dificuldades ao se alimentar. Esses exercícios ajudam a mastigar e engolir melhor o alimento e isso contribui para a qualidade de vida’’, afirma Edenira Alves, que é acompanhante de paciente atendida no ambulatório.

O Pró-Parkinson reabilitação é específico em fonoaudiologia e visa ao tratamento mais direto, ocorrendo uma vez por semana na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPE.

Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Cecília Vieira