Notícias Notícias

Voltar

Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente será dia 22

boas práticas

Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente será dia 22

A temática desta edição é “Segurança do paciente: O engajamento na construção de melhores práticas”

O Hospital das Clínicas da UFPE vai promover a quinta edição do Simpósio de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da unidade, no próximo dia 22 de novembro. O evento acontecerá das 8h às 16h no auditório do Centro de Ciências Médicas da universidade, tendo como público-alvo profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação interessados. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A temática desta edição é “Segurança do paciente: O engajamento na construção de melhores práticas”, que, de acordo com a coordenadora do Simpósio e chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HC, Claudia Vidal, versa sobre como a comunidade hospitalar deve engajar seus membros em prol da segurança do paciente. “A temática lida muito com a Psicologia da Mudança, que é o tema da mesa de abertura do Simpósio e aborda as possibilidades de despertar a motivação interior dos profissionais em busca de melhores práticas para o controle de risco, prevenção de eventos adversos e segurança do paciente”, pontuou.

A programação do evento contará com uma conferência, mesas-redondas, sessão interativa e um talk-show. Os subtemas escolhidos terão uma abordagem focada em trazer seus aspectos teóricos para um semblante mais prático, tratando de questões como interpretação de antibiograma, cuidado centrado no paciente e vigilância do paciente – que engloba higiene das mãos, resistência microbiana, eventos adversos e Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (IRAS). O Simpósio é realizado pelo Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS), com parceria do Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e também da Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra). 

Confira a programação completa aqui.

Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Texto: Kelvyn Nunes