Notícias Notícias

Voltar

HC recebe doação de equipamento de detecção de câncer de pele

Reforço

HC recebe doação de equipamento de detecção de câncer de pele

Scanner portátil, da Medx Health, diagnostica câncer e outras doenças, em muitos casos, sem a biópsia

A Clínica Dermatológica do HC-UFPE e seus usuários ganharam um importante aliado no diagnóstico do câncer de pele. Trata-se do scanner portátil SIAscope, que realiza o diagnóstico desta e de outras doenças, em muitos casos, sem precisar realizar a biópsia, não causando dor ao paciente. 

O equipamento foi doado pela empresa canadense Medx Health, que o desenvolveu e o comercializa. “Esse equipamento permite um exame não-invasivo que amplia a imagem da área investigada em até 20 vezes ajudando num diagnóstico mais rápido e seguro, principalmente, do câncer de pele”, explica a chefe da Clínica Dermatológica, Fátima Brito. 

O aparelho captura a imagem da lesão suspeita com precisão de 2mm abaixo da superfície da pele. Segundo ela, o equipamento vai ser útil na assistência aos usuários, no ensino de estudantes e residentes e na pesquisa. “As imagens dos exames são enviadas e armazenadas numa nuvem e podem ser comparadas em diversas etapas do tratamento”, explica Fátima Brito.  

Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Imagens:

Texto: Moisés de Holanda