Notícias Notícias

Voltar

Mais de 96% dos usuários do HC indicariam o hospital a um familiar

Pesquisa de Satisfação

Mais de 96% dos usuários do HC indicariam o hospital a um familiar

No indicador de atendimento geral, o nível de satisfação dos usuários também foi alto, com 93,15%

“Você indicaria o Hospital das Clínicas da UFPE a algum familiar?” Essa pergunta mereceu a resposta “Sim” para 96,7% dos usuários entrevistados no 2º Ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário, aplicado pela Ouvidoria do HC, entre 22 de outubro e 13 de dezembro de 2018, para 672 pacientes (377 dos ambulatoriais e 295 da internação). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

No atendimento geral, o nível de satisfação também foi alto, com 93,15% dos usuários relatando estarem satisfeitos ou muito satisfeitos, registrando um crescimento em relação ao 1º ciclo, que foi de 90,93%. Em relação ao atendimento da equipe de saúde, em que são avaliados aspectos como gentileza e tratamento de saúde recebido, o índice chegou a 76,94%. O atendimento da recepção, que abarca aspectos como gentileza, atenção e informações recebidas, recebeu 73,81% de menções positivas. Confira a pesquisa completa aqui. 

“As pesquisas são muito importantes para avaliar a visão que o usuário tem em relação às nossas ações. O resultado é satisfatório, mas temos ainda alguns indicadores a serem melhorados. Para isso, criamos um grupo de trabalho que já está em atuação para oferecer essas melhorias ao nosso usuário”, explica o superintendente do HC-UFPE, Frederico Jorge Ribeiro.  

Todos os anos, a equipe da Ouvidoria faz duas pesquisas, uma em cada semestre.

A aplicação da pesquisa está prevista no Decreto no 9.094/2017, que assegura a participação do cidadão na avaliação e na melhoria do atendimento aos serviços públicos prestados, e na Lei no 13.460/2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos. 

Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Moisés de Holanda