Notícias Notícias

Voltar

Mais de 98% dos usuários indicariam o HC a familiares e amigos

Pesquisa de satisfação

Mais de 98% dos usuários indicariam o HC a familiares e amigos

Nível de confiança (9,3) e satisfação geral (satisfeito, com 72,5%, e muito satisfeito, 25,1%) também foram altos

98,5% dos usuários do Hospital das Clínicas da UFPE indicariam o hospital a familiares e amigos. Isso foi o que mostrou o 1º Ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário. Esse índice é um pouco maior que a média geral obtida por todos os hospitais da Rede Ebserh (a qual o HC-UFPE integra), que foi de 98,1%, nesse mesmo período; e o índice obtido pelo próprio HC em 2018, com 96,3%.

Outros destaques foram o nível de confiança (9,3) e o nível de satisfação geral (satisfeito, com 72,5% e muito satisfeito, com 25,1%).  Os resultados positivos se estendem quanto às assistências prestadas pela equipe médica (87,3% de avaliação boa ou ótima); pela enfermagem (81,7%) e pela equipe multiprofissional (76,4%).  Confira a pesquisa completa aqui.

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de maio e 1º de julho deste ano. O público-alvo foi composto por 342 usuários dos serviços de saúde do HC, incluindo-se tanto pacientes quanto familiares, divididos entre a áreas de ambulatórios (179) e de internações (163).

“Analisados de forma global, os dados da pesquisa demonstram a satisfação do usuário e a melhora de alguns índices, resultados comemorados pela gestão. Mas, além disso, a pesquisa serve como uma oportunidade para o planejamento e execução de ações de melhoria ou manutenção na qualidade do atendimento e infraestrutura do HC. Algumas dessas melhorias, porém, dependem da atuação e envolvimento de toda a Rede SUS”, afirmou o superintendente, Frederico Jorge Ribeiro.

Desenvolvida desde 2014 no HC, a Pesquisa de Satisfação do Usuário, promovida pela Ebserh e realizada pela Ouvidoria de cada hospital, busca trazer melhorias à unidade por meio da opinião de seus usuários. Os resultados são direcionados à superintendência e gerências do hospital a fim de desenvolverem ações que proporcionem maior rapidez no atendimento e um acolhimento ainda mais humanizado.

Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Texto: Moisés de Holanda