Notícias Notícias

Voltar

HC promove ações em celebração ao Dia Mundial do Sono

Qualidade de vida

HC promove ações em celebração ao Dia Mundial do Sono

Foco da campanha deste ano é o envelhecimento saudável quando o sono tem qualidade

O Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Setor de Gestão do Ensino e Extensão (Segestex), promoveu ações em prol do Dia Mundial do Sono, nesta sexta-feira (15), na unidade hospitalar que é vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A primeira ação contou com orientação aos usuários do HC com distribuição de máscaras de dormir, cartilhas e panfletos explicativos sobre os fatores que podem atrapalhar o sono, a insônia, entre outros assuntos. Também foi abordada a higienização do sono que consiste em práticas e hábitos que as pessoas podem fazer em casa como, por exemplo, tirar os estímulos ambientais do quarto, diminuir a luminosidade, evitar o uso do celular antes de dormir para se ter qualidade no sono.

Já a segunda ação contou com uma mesa temática que abordou temas como sono e pessoas idosas, alimentação, ronco, estresse e qualidade de vida, explicando o que acontece durante o sono, os aspectos positivos de uma noite bem dormida, a obesidade como fator desencadeador de apneia e insônia, entre outros.

O foco da campanha desse ano de 2019 é o envelhecimento saudável quando se dorme bem e uma das principais causas que prejudicam o sono é a insônia que está muito associada a problemas emocionais e ao estresse do cotidiano. ‘’Não dormir bem traz vários problemas como risco de envelhecimento precoce, problemas cognitivos, de memória, de comportamento e até de imunidade’’, explica a neurologista do HC, Clélia Franco. 

A neurologista ainda afirma que se o paciente sofre com distúrbios do sono ele deve procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e que ele evite a automedicação que é prejudicial à saúde e reforça que não existe um padrão de sono ideal. “A quantidade necessária para cada um é individual, mas o importante é a gente visar à qualidade do sono’’.

Sobre a Ebserh
Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Texto: Cecília Vieira