Notícias Notícias

Voltar

HC inaugura novas instalações da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias

MELHORIAS

HC inaugura novas instalações da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Projeto, elaborado pelo Setor de Infraestrutura Física do HC e pensado em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e as chefias médica e de enfermagem da DIP, teve o investimento de R$ 469.236,11

O Hospital das Clínicas da UFPE inaugurou as novas instalações da Enfermaria do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), localizada no 8º andar, no início da tarde desta terça-feira (7). O local possui 20 leitos e receberá, neste primeiro momento,  pacientes com a covid-19,  e, posteriormente, outros pacientes de DIP. O HC integra a rede de assistência estadual de enfrentamento da pandemia de covid-19 e é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento foi restrito a poucas pessoas em respeito às normas de distanciamento social.

A Enfermaria passou por serviços de requalificação e melhorias da estrutura que vão representar ganhos  para a assistência aos pacientes, além de um aperfeiçoamento do ambiente de trabalho hospitalar, com a eliminação e a redução da exposição dos profissionais de saúde a agentes insalubres. “Promovemos, com o apoio da UFPE e da Ebserh, a reforma da infraestrutura física, com todas as adequações necessárias e seguindo as regras de biossegurança”, explica o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

Os serviços realizados contaram com a instalação de aparelhos de ar-condicionado e exaustores com filtro HEPA; deslocamento da copa e do repouso; substituição de todas as torneiras por modelos com alavanca para acionamento sem o uso das mãos; substituição de todas as portas e maçanetas e instalação de molas para adentrar os espaços sem a necessidade de contato das mãos; ampliação do número de lavatórios de mãos em toda a área; ampliação do número de pontos de oxigênio e ar comprimido; e pintura com tinta epóxi para permitir a limpeza e desinfecção das superfícies, entre outros. 

“É uma Enfermaria muito bem equipada, de muita qualidade, climatizada e que proporciona um grande conforto àqueles que estão em tratamento. Ainda tem a excelência dos profissionais que aqui atendem, altamente qualificados e que possuem uma abordagem humana, algo muito importante dentro de uma estrutura hospitalar. Estamos felizes de entregar esse espaço à população e ao HC, e poder, a partir daqui, planejar e reproduzir esse modelo para outros andares e outras Enfermarias do nosso hospital. Queremos agradecer a toda a equipe do HC, que esteve  à frente desse processo, e vamos trabalhar para que essa referência em saúde pública seja fortalecida por meio de iniciativas como essa”, disse o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

A reforma custou R$ 469.236,11. O projeto foi elaborado pelo Setor de Infraestrutura Física do HC e pensado em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e as chefias médica e de enfermagem da DIP. “Com essa estrutura, vamos dar continuidade ao atendimento dos casos de covid, que ao longo do ano vai continuar existindo, além das patologias que já acompanhamos, como aids, tuberculose, leishmaniose e todas as outras doenças infecto parasitárias”, esclarece o chefe do Serviço de DIP, Paulo Sérgio Ramos.

Imagens:

Vídeo:

Texto: Moisés de Holanda | Colaboração: Anderson Lima e Bernardo Sampaio