Notícias Notícias

Voltar

Unidade de Simulação Clínica do HC retoma suas atividades

inovação

Unidade de Simulação Clínica do HC retoma suas atividades

Espaço está disponível para uso do método de treinamento com Simulação no hospital-escola

A Unidade de Simulação Clínica do Hospital das Clínicas da UFPE, que faz parte da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), voltou às suas atividades utilizando o Centro Satélite Johnson & Johnson Institute, como parte da evolução do Plano de Retomada do HC. O espaço está disponível para uso do método de treinamento com Simulação integrado aos serviços do hospital-escola para promover a melhoria da assistência à saúde da população, a segurança do paciente e a melhor formação dos estudantes. A comunicação pode ser realizada por e-mail e WhatsApp.

Integrado ao HC e à UFPE desde 2014, por meio de acordo de cooperação técnica, o Centro Satélite conta com moderna infraestrutura empregada em treinamentos e pesquisas na área de saúde, inclusive em técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Oferece amplo e confortável espaço para aulas e conferências, sala de treinamento com quatro estações cirúrgicas experimentais completas, com equipamentos para realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em animais de laboratório de médio porte. “A Unidade de Simulação está alinhada com a missão do HC, no sentido de prestar um serviço de excelência à sociedade nos âmbitos da pesquisa, extensão, ensino, assistência e inovação”, explica a chefe da Unidade de Simulação Clínica do HC, Giselle Paiva.

Também está sendo realizado um levantamento de necessidades junto aos profissionais do HC para receber sugestões de treinamentos que utilizem a técnica da Simulação Clínica em seu setor de trabalho. “Estamos na fase de análise de formulários, e alguns projetos já começaram”, informa Giselle Paiva. 

A simulação realística consiste em um aprendizado inovador, apoiado por tecnologias de baixa, média e alta complexidade que, por meio de casos clínicos, permite a experiência prática, em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada, gerando um impacto tanto acadêmico como em habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional, com qualidade e segurança. 

“Além de habilidades técnicas, específicas de cada especialidade, podem ser simuladas habilidades não técnicas, como consciência situacional, tomada de decisão, comunicação, trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de conflitos, entre outros”, completa Giselle Paiva. 


Contatos da Unidade de Simulação:
Email: simulacaoclinica.hc@gmail.com
 

Equipe da Unidade de Simulação Clínica:
Fisioterapeuta - Giselle Souza de Paiva
Enfermeira - Sheila Coelho

Texto: Moisés de Holanda