Notícias Notícias

Voltar

HC comemora 40 anos nesta terça-feira (1º), com inaugurações e homenagens

ANIVERSÁRIO

HC comemora 40 anos nesta terça-feira (1º), com inaugurações e homenagens

A programação começa às 9h30, com série de atividades, e prossegue à tarde com uma mesa-redonda

O Hospital das Clínicas da UFPE comemora os seus 40 anos de fundação com uma série de inaugurações e homenagens, na próxima terça-feira (1º/10), a partir das 9h30, para toda a comunidade hospitalar e da UFPE. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

A programação começa, às 9h30, com a reinauguração da Hemoterapia, da Galeria Cavouco e de quatro salas de atividades pedagógicas nos 5º, 8º, 10º e 11º andares. 

A partir das 10h, acontecem os eventos do reformado anfiteatro 1, que passará a ser chamado de Professor José Remígio Neto, em homenagem ao grande profissional do HC e da UFPE falecido recentemente. Haverá o descerramento da placa, a apresentação do grupo vocal Bom Dia!, que se apresenta voluntariamente no HC em diversos eventos e entrega de diplomas em homenagem a funcionários do hospital. 

Na sequência, ainda pela manhã, no hall da portaria 1, haverá a exposição fotográfica “A História do HC e seus Gestores” e o corte do bolo de aniversário.   

À tarde, a programação continua, a partir das 14h, com a Mesa-Redonda: “Hospital das Clínicas: memória e inovação”, com abertura do Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro.

História
A pedra fundamental da construção do HC foi lançada na década de 1950 durante o reitorado do professor Joaquim Amazonas. Contudo, a sua inauguração ocorreu no dia 14 de setembro de 1979 pelo Reitor Paulo Frederico do Rêgo Maciel. Essa iniciativa marcou a transferência dos setores do Pedro II - primeira unidade hospitalar ligada à UFPE – para o HC.

A mudança iniciada em 1979 estendeu-se até o começo da década de 1980. No final da década de 1990, o HC passou por sua primeira grande reforma, com obras na Unidade de Terapia Intensiva, Enfermaria de Nefrologia, Bloco Cirúrgico e dois andares (10º e 11º). As reestruturações não param. Anualmente, diversos serviços passam por um processo de modernização para melhor atender ao público.

Em 11 de dezembro de 2013, a Universidade Federal de Pernambuco assinou o contrato de adesão com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação, que passou a gerir o HC-UFPE, em janeiro de 2014, e a desenvolver o plano de reestruturação, construindo um novo modelo de gestão para reconduzir o HC ao patamar de excelência na assistência, ensino e pesquisa.

O HC-UFPE é uma marca forte na medicina pernambucana. Composto por grandes profissionais que se destacam em suas áreas e dão o tom de pioneirismo e dedicação, seja no cuidado com a população, seja nas pesquisas e no ensino. Só para citar exemplos recentes, o HC é o único hospital-escola do Brasil a oferecer Residência Médica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e foi o primeiro implantar um Núcleo de Telessaúde (e-saúde) e realiza uma série de procedimentos únicos no Norte-Nordeste (e raros no Brasil), como a Quimioterapia Intra-Arterial para Retinoblastoma (câncer na retina) e a cirurgia de introdução de alça arterio-arterial para hemodiálise, entre outros.

Hoje, o HC possui um moderno parque tecnológico com equipamentos de ponta como o PET-CT, o Angiógrafo, a Ressonância Magnética, entre outros. Em breve, vai inaugurar o Spect/CT. 


Confira a programação e participe:  
9h30 – Reinaugurações da Hemoterapia, da Galeria Cavouco e de 4 Salas de Atividades Pedagógicas (nestes locais)

10h -  Atividades no Anfiteatro 1 (Prof. José Remígio Neto):
       + Apresentação do grupo vocal Bom Dia!
       + Homenagem a funcionários, com entrega de diplomas 
       + Descerramento da placa de reinauguração do Anfiteatro

11h30 – Atividades no hall da portaria 1:
       + Apresentação do grupo vocal Bom Dia!  
       + Exposição fotográfica “A História do HC e seus Gestores”
       + Corte do bolo de aniversário
             
14h – Mesa-Redonda: Hospital das Clínicas – passado, presente e futuro (no Anfiteatro Prof. José Remígio Neto).

 

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Texto: Moisés de Holanda