Notícias Notícias

Voltar

HC será unidade de referência nível 3 para atendimento de casos de infecção por Covid-19

Coronavírus

HC será unidade de referência nível 3 para atendimento de casos de infecção por Covid-19

Medida faz parte do Plano de Contingência para Infecção pelo Coronavírus, montado pela SES-PE

O Hospital das Clínicas da UFPE será unidade de referência "nível 3" para o atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus, Covid-19, conforme Plano de Contingência para Infecção pelo Coronavírus, montado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na tarde desta quinta-feira (27), a superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen, se reuniu com o Comitê de Crise para Enfrentamento da Infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) do HC-UFPE e  representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O grupo visitou os locais que serão montados os possíveis leitos. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Na reunião, foi discutido o papel do HC na rede de assistência no enfrentamento da infecção por Covid-19. Os casos suspeitos devem ser regulados via Central de Regulação, e os pacientes devem ser removidos em ambulância para um dos hospitais de referência de nível 1: Oswaldo Cruz (adultos), Correia Picanço (crianças até 14 anos) e Imip (gestantes). No  nível 2, há ampliação no número de leitos desses hospitais referenciados e, no nível 3, haverá também a ampliação dos serviços de referência.

“Estamos trabalhando há dois meses com a SES- PE no Plano de Contingência para Infecção pelo Coronavírus. O HC será referência no nível 3, ou seja, quando os leitos dos hospitais de referência estiverem lotados, a instituição entrará como hospital de referência nesses casos. Na reunião de hoje, a SES-PE verificou o quantitativo de equipamentos de proteção individual e qual o melhor local para acomodar esses possíveis pacientes”, afirmou a superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen.

A diretora geral de Assistência Integral à Saúde da SES-PE, Giselle Fonseca, explicou que alguns serviços em Pernambuco estão habilitados para receber casos suspeitos de infecção por Covid-19.  “Além disso, também temos um plano para ampliação desses serviços, de acordo com a necessidade. Atualmente nos encontramos no nível 1, mas estamos nos preparando para o nível 2 e 3 que seria o nível que o Hospital das Clínicas iria entrar”, acrescentou.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos suspeitos são de indivíduos com febre aliada a sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) com histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou com contato próximo de caso suspeito nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou contato próximo de caso confirmado do novo coronavírus em laboratório nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas. 

Confira o fluxo de atendimento que será realizado no HC-UFPE. 

Imagens: