Notícias Notícias

Voltar

HC elabora e publica Manual de Enfrentamento da Covid-19 para os seus profissionais

ACESSE

HC elabora e publica Manual de Enfrentamento da Covid-19 para os seus profissionais

Documento trata de diversos temas que vão desde o fluxo de acesso ao hospital-escola até condutas e fluxogramas de trabalho do Setor Covid-19

Já está disponível o Manual de Vigilância em Saúde, Biossegurança, Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Enfrentamento da Covid-19. O documento, que está no site do HC-UFPE, em Cartilhas e Manuais, foi produzido pelos profissionais do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HC, após compilação de documentos e reuniões de trabalho, e abriga uma série de orientações sobre condutas  e fluxogramas nas diversas áreas de assistência. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O manual trata de diversos temas que vão desde o fluxo de acesso ao hospital-escola até condutas e fluxogramas de trabalho do Setor Covid-19 (BloCO VIDa), uma ala de isolamento para casos suspeitos ou confirmados de covid, localizado no térreo do hospital-escola. 

“Esse manual é fruto de uma série de reuniões, discussões e revisões de documentos, sempre avaliando a realidade do HC. É importante ressaltar também que o manual será revisado periodicamente com novas diretrizes e recomendações publicadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e sede da Ebserh e com participação de todos”, explica o chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde do HC, Danylo Palmeira. 

 

Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.  

Texto: Moisés de Holanda