Notícias Notícias

Voltar

Rede de Apoio em Saúde Mental amplia seus atendimentos para a comunidade da UFPE

humanização

Rede de Apoio em Saúde Mental amplia seus atendimentos para a comunidade da UFPE

São várias terapias oferecidas gratuitamente. Confira a lista abaixo.

A Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental do Hospital das Clínicas da UFPE irá ampliar suas atividades para contemplar também a comunidade acadêmica da universidade.  Os serviços da Rede, instituída há cerca de um mês, eram restritos aos colaboradores da unidade hospitalar, mas, a partir de agora, servidores e alunos da UFPE também podem acessá-la. A Rede oferece atendimento psicológico e diversas práticas integrativas e complementares em saúde, como a terapia floral, biomagnetismo, reiki, entre outras atividades. Confira a lista aqui ou abaixo com todas as práticas e como fazer para participar. 
 
De acordo com Heloneida Romão, coordenadora da Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental do HC, os serviços da Rede buscam minimizar os impactos psicossociais relacionados ao enfrentamento da covid-19. “Muitos profissionais e estudantes estão em sofrimento por conta do isolamento social e dos impactos que a pandemia tem causado. A partir desse contexto, identificamos a necessidade de ampliar os serviços para a Universidade e tivemos muito apoio da Superintendência do HC e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe – UFPE). Nossa equipe está inteiramente disponível”, afirma. 
 
Ela ainda reforça que este é um momento de contribuir para o fortalecimento das pessoas que estão em sofrimento. “É importante que nós, enquanto hospital universitário, rede e universidade, possamos ajudar e prestar apoio para essas pessoas que estão necessitando”, explica. 
 
O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 
 
Confira as terapias ofertadas pela Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental do HC-UFPE: 
 
Atendimento psicológico virtual
O Serviço de Psicologia Aplicada da UFPE e os psicólogos voluntários do Programa de Promoção da Resiliência e Prevenção ao Suicídio (PRPS) estão promovendo atendimento virtual. Para ser atendido, é preciso preencher este formulário para solicitar o agendamento. Confira aqui o passo a passo. Os atendimentos terão duração de 30 minutos e serão feitos via Skype ou Whatsapp. 
 
Terapia do Biomagnetismo a distância     
O enfermeiro do HC e terapeuta Allisson Morais estará realizando sessões de biomagnetismo a distância para os profissionais interessados, às segundas-feiras, das 7h às 19h.  Quem quiser participar deve enviar mensagem de texto via Whatsapp com o nome completo, data de nascimento, setor e cargo no HC para o agendamento. O número: (81) 99225-0520.

A Terapia do Biomagnetismo e da Bioenergética consiste num tratamento físico externo que usa imãs de moderada intensidade com polaridade oposta, a fim de corrigir as distorções de pH do terreno biológico, buscando trazer o indivíduo para o nível energético normal. Como consequência da prática, há a melhoria da saúde e do bem-estar físico e mental.
 
Terapia Floral a distância
A terapia floral foi descoberta pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936) e tem como objetivo ajudar no equilíbrio e no controle das emoções. A terapia ocorre com essências florais e, por serem 100% naturais, não há restrições de uso. As pessoas interessadas devem entrar em contato com a terapeuta Helô Romão ( heloneida.hcufpe@gmail.com) ou Eliane Vasconcelos (vasconceloselianemaria@gmail.com ) para agendar o acolhimento, que será feito virtualmente.
 
Sessões de Reiki a distância
Uma equipe de terapeutas irá realizar as sessões de reiki, virtualmente. O atendimento será nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras pela manhã e à noite (9h e 21h). Os interessados no atendimento devem enviar uma mensagem via WhatsApp para (81) 988524036 até trinta minutos antes do início da sessão.
 
No horário da sessão, é necessário que você esteja de repouso e em um ambiente tranquilo.

O reiki é uma energia de cura universal descoberta por Mikao Usui, no Japão, há mais de um século e que traz benefícios às pessoas não somente em seus corpos físicos, mas também emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Podendo ser realizada de forma presencial e a distância.
 
Meditação
Grupo de estudos e práticas inspirados nos ensinamentos lojong. A prática ocorre por meio de instruções e diálogos. Destina-se ao treinamento da mente para o enfrentamento de tempos difíceis. O encontro será virtual (grupo de 12 pessoas), por meio do aplicativo Zoom, às quartas-feiras, das 19h às 20h. Interessados devem enviar mensagem de texto para a professora da UFPE Cinthia Kalyne (81. 99911.6650) e agendar o encontro com a facilitadora. 
 
Laboratório da Felicidade Genuína           
O professor da UFPE Guilherme Moura está realizando práticas contemplativas e discursivas com base no Programa Cultivating Emotional Balance. O Cultivating Emotional Balance é uma técnica que, como o próprio nome diz, busca promover o equilibro emocional.

As sessões são realizadas virtualmente, através do aplicativo Zoom, e possuem duração de uma hora, seguindo este roteiro: introdução, prática guiada e conversa. Os interessados em participar devem enviar uma mensagem de texto, via Whatsapp, para o professor Guilherme (81. 9 9610-2097) que disponibilizará o link da sessão. A prática tem sido realizada, de segunda a sexta-feira, às 18h, porém é possível criar um novo grupo.
 
Atendimento Psicológico e Psiquiátrico  presencial (apenas para os profissionais do HC-UFPE)
A Unidade de Atenção Psicossocial do HC-UFPE está oferecendo atendimento presencial psiquiátrico e psicológico no suporte terapêutico aos profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, respeitando as barreiras de biossegurança e de riscos de infecção pelo novo coronavírus. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Ambulatório de Saúde Mental da unidade hospitalar.
 
Dicas da Semana      
A Unidade de Desenvolvimento de Pessoal do HC-UFPE, vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas, irá semanalmente divulgar dicas que podem ajudar na manutenção da sua saúde mental. O material será divulgado em nosso site (www.hcufpe.ebserh.gov.br) e instagram (@hc.ufpe).