Notícias Notícias

Voltar

HC vai estudar o tratamento da covid-19 em três frentes de pesquisa

PESQUISA

HC vai estudar o tratamento da covid-19 em três frentes de pesquisa

Objetivos são estudar eficácia e segurança de medicamentos já existentes no mercado e testar uma nova terapia para o tratamento da doença

O Hospital das Clínicas da UFPE vai participar de três frentes de pesquisa sobre a covid-19 com os objetivos de estudar a  eficácia e segurança de medicamentos já existentes no mercado e testar uma nova terapia para o tratamento da doença. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

O HC-UFPE integra a coalizão chamada HU-COmVIDa,formada por hospitais universitários federais da Rede Ebserh, que pesquisará e testará a utilização, os efeitos e a eficácia de drogas como a hidroxicloroquina, azitromicina e imonoglobulinas, em pacientes com covid-19 que apresentam insuficiência respiratória. Um segundo estudo vai englobar vários hospitais do país que avaliam a ação da nitazoxanida, droga com ação antiviral, em pacientes com pneumonia grave induzida pelo novo coronavírus, este financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). E uma terceira pesquisa vai analisar os resultados da infusão de plasma de pessoas curadas de covid como tratamento da doença, em parceria com o Hemope e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

“Os dois primeiros estudos têm a finalidade de avaliar a eficácia e segurança de drogas já existentes para outras indicações, e que serão testadas para o tratamento da infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Já o terceiro é um estudo que vai avaliar se a infusão de plasma de pessoas que se recuperaram da covid pode neutralizar o novo coronavírus”, explica o chefe do Serviço de Doenças Infecto-Parasitárias do HC, Paulo Sérgio Ramos.

Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Texto: Moisés de Holanda