Notícias Notícias

Voltar

GEP do HC informa sobre pré-requisitos para retomada de pesquisas que estavam suspensas

informe

GEP do HC informa sobre pré-requisitos para retomada de pesquisas que estavam suspensas

Confira aqui ofício elaborado pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital das Clínicas da UFPE informa que as pesquisas interrompidas em virtude da suspensão de algumas atividades do hospital podem ser  reiniciadas como parte do plano de retomada gradual, após o cumprimento de alguns pré-requisitos. O mesmo vale para o início daquelas pesquisas que obtiveram a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa nesse período de suspensão. Confira o documento da GEP aqui. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Devido à retomada gradual e em respeito às características dos diversos locais de atendimento ao público do HC, torna-se necessária uma nova carta de anuência do chefe do Serviço (exceto Same) confirmando que a pesquisa nestes locais, poderá ser iniciada no momento atual de retomada das ações. Após a obtenção dessa nova carta, ela deve ser endereçada ao e-mail do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP).

Além disso, a GEP solicita o envio para o NAP do projeto de pesquisa anteriormente enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), a aprovação do projeto pelo CEP e uma carta identificando o que será feito para minimizar o risco de contágio para o pesquisador e para os sujeitos da pesquisa e assinada pelo pesquisador responsável.

O início ou reinício das pesquisas estará condicionado à liberação pelo NAP após rever a metodologia a ser empregada em cada projeto, atentando para os riscos de contágio durante a coleta de dados. Após a análise de cada projeto, o NAP emitirá a carta de encaminhamento ao setor onde será realizada a pesquisa, e o pesquisador poderá iniciar a coleta de dados. O parecer do CEP (para os projetos aprovados durante a paralisação) será liberado nesta ocasião.