Notícias Notícias

Voltar

HC promove Semana da Reconstrução Mamária de 13 a 17 de outubro

Outubro Rosa

HC promove Semana da Reconstrução Mamária de 13 a 17 de outubro

A ação deste ano vai beneficiar cinco mulheres acompanhadas pelo Serviço de Cirurgia Plástica, que realizaram a mastectomia

O Hospital das Clínicas da UFPE promove pelo sexto ano seguido ação para realizar cirurgias de reconstrução mamária em mulheres submetidas à mastectomia para o tratamento de câncer de mama. Neste ano, a Semana de Reconstrução Mamária será realizada do próximo dia 13 até o dia 17, pelo Serviço de Cirurgia Plástica em parceria com a empresa Motiva Implantes, que fornecerá as próteses.  O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação deste ano vai beneficiar cinco mulheres acompanhadas pelo Serviço de Cirurgia Plástica, que realizaram a mastectomia (a remoção cirúrgica parcial ou total da mama) como parte do tratamento do câncer de mama. “A cirurgia de reconstrução mamária é um direito da mulher assegurado por lei e, além disso, integra o tratamento do câncer e lhe devolve a autoestima e qualidade de vida”, explica o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

De acordo com o cirurgião plástico, é importante estimular as mulheres submetidas à mastectomia a fazer a reconstrução mamária. “Muitas vezes, elas não querem fazer esse procedimento por medo, mas é preciso deixar claro que a cirurgia é segura e traz muitos benefícios para a saúde física e mental da paciente”, completa Rafael Anlicoara.

A Semana de Reconstrução Mamária integra uma série de ações em celebração ao Outubro Rosa no HC. Nos dias 14 e 15, acontecem ações educativas na portaria 4 e em diversos outros locais do HC, com distribuição de material informativo, exibição de vídeos, distribuição de laços cor-de-rosa, além de uma campanha de arrecadação de lenços e produtos de higiene e de beleza a serem doados às pacientes.