Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC destaca os cuidados para a prevenção da obesidade

Cuidado

Especialista do HC destaca os cuidados para a prevenção da obesidade

Prevenção se dá por meio de alimentação saudável e adequada e exercícios físicos regulares

O 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, instituído pela  Lei nº 11.721/2.008, com o  objetivo de conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção da obesidade. O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui ambulatório específico para tratar esses pacientes, encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde.  

A obesidade se caracteriza pelo excesso de peso proveniente do acúmulo de gordura corporal, geralmente, sendo definida por um índice de massa corporal (IMC) igual ou acima de 30. Esse número é obtido por meio da seguinte conta: o peso da pessoa dividido pela sua altura elevada ao quadrado.

De acordo com o chefe do Serviço de Endocrinologia do HC-UFPE, Lúcio Vilar, a obesidade é uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. “Além de reduzir a qualidade de vida, pode acarretar inúmeros problemas de saúde como Diabetes melito tipo 2, dislipidemia (elevação do colesterol e triglicerídeos), hipertensão, doenças do coração, acidente vascular cerebral (AVC), infertilidade (nas mulheres), deficiência de testosterona em homens, problemas reumatológicos, dentre outros. Também pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, como o de mama, próstata e cólon”, explica o médico.

Lúcio Vilar salienta ainda que a doença pode acometer pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais frequente dos 30 a 60 anos e, assim que a doença é identificada, o paciente já deve ser tratado adequadamente. “O tratamento é feito com medicamentos que induzem a perda de peso, sempre feito com orientação do médico especialista, dietas e atividades físicas, e nos casos mais graves em que o IMC é igual ou maior que 35 e 40, na presença de comorbidades (hipertensão, diabetes, entre outras), a cirurgia bariátrica deve ser considerada, contudo, o tratamento inicial é sempre clínico”, completa.

A obesidade pode ser prevenida por meio de uma alimentação saudável, dieta adequada e práticas regulares de exercícios físicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos problemas de saúde mais graves da atualidade. Estima-se que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos vão estar acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, realizada pelo Ministério da Saúde, 55,7% da população adulta do Brasil está com excesso de peso e 19,8% está obesa.

Em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) apontam que a obesidade afeta 12,9% das crianças brasileiras entre 5 e 9 anos e 7% dos adolescentes entre 12 e 17 anos.

Texto: Cecília Vieira