Notícias Notícias

Voltar

HC apresenta o Programa Pró-Sangue

parceria

HC apresenta o Programa Pró-Sangue

A ação terá três eixos: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento

O Hospital das Clínicas da UFPE apresentou o Programa Pró-Sangue, na manhã desta quarta-feira (14), no Anfiteatro 1. A ação contará com três eixos dentro do HC: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento do processo. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Programa foi apresentado pelo Serviço Social e pela Agência Transfusional e contará também com a participação e engajamento de diversos setores do HC. “Essa é uma ação transversal e institucional. Estamos alinhados e mobilizados com todas as nossas gerências para tornar este Programa algo contínuo e que promova a conscientização das pessoas”, explica o superintendente do HC, Luiz Alberto Mattos.

A importância da institucionalização e do diálogo para a construção do Programa Pró-Sangue foram salientadas na apresentação. “Queremos expandir o diálogo não só da Agência Transfusional com o Serviço Social, mas também com todo o hospital para melhorar a nossa captação e uso de hemocomponentes e para juntarmos esforços com o Hemope, que é nosso parceiro”, explica a assistente social Marcelle Nogueira, que apresentou o Programa.

O Pró-Sangue promoverá duas importantes ações em parceria com o Hemope, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco . A primeira é um Curso de Formação de Multiplicadores na sensibilização aos possíveis doadores voltado para os profissionais do HC, a ser realizado no próximo dia 28. A segunda é uma campanha de doação de sangue na Unidade de Reabilitação do HC, nos dias 12 e 13 de novembro.  Os detalhes a respeito dessas ações (como as formas de inscrições, por exemplo) serão divulgados em breve.