Notícias Notícias

Voltar

HC monta Núcleo para reabilitar pacientes que passaram pela UTI Covid

Assistência

HC monta Núcleo para reabilitar pacientes que passaram pela UTI Covid

Pacientes com sequelas da covid-19 recebem tratamento personalizado, multiprofissional e multidisciplinar

Um dia sob avaliação de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos do Hospital das Clínicas da UFPE. É isso o que tem acontecido com os pacientes que receberam alta da UTI Covid-19 do hospital-escola e agora são acompanhados pelo Núcleo de Assistência Multidisciplinar para Pacientes Pós-UTI Covid, em operação desde o início de agosto. O HC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
“Os pacientes são acolhidos pela enfermagem, realizam exames laboratoriais e são avaliados em sequência pelos demais membros da equipe multidisciplinar. A partir daí, já com os resultados dos exames colhidos no início da manhã, discutimos o caso e montamos um plano terapêutico para cada paciente, além de um cronograma de retornos ao hospital para as diversas etapas da reabilitação. Tudo isso num único dia”, explica a médica intensivista do HC, Renata Beltrão, que coordena o Núcleo.
 
Essa agilidade na reabilitação do paciente é muito importante para lhe devolver qualidade de vida o mais rápido possível. “O objetivo é que o paciente reduza o seu tempo de busca pela assistência no sistema de saúde e receba suporte para marcação das consultas e exames, promovendo reabilitação física, cognitiva e psicossocial e devolvendo a eles as suas capacidades funcionais após a alta da UTI”, afirma Renata Beltrão. 
 
Por meio de teleconsultas, dois pacientes (que passaram pela UTI de covid-19) são convidados a comparecer ao HC nas segundas-feiras – o número é limitado como parte do plano de retomada do hospital para garantir os cuidados necessários e evitar a propagação do novo coronavírus. As refeições dos pacientes são fornecidas pelo HC, e eles seguem à tarde para serem avaliados por médicos dos Serviços de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), Pneumologia e Nefrologia.

 A programação é que esses pacientes pós-internamento na UTI de Covid-19 sejam acompanhados pelo Núcleo por um período de seis a 12 meses, sendo a seguir encaminhados para a Atenção Primária ou, em casos selecionados, para os ambulatórios de especialidades do HC. 
 
“Já na primeira consulta, a assistente social avalia as demandas sociais dos pacientes e ajuda no fortalecimento do vínculo deles com o serviço de Atenção Primária mais próximo à sua residência. Essa articulação favorece, por exemplo, a realização de curativos simples em posto de saúde e a busca pelos medicamentos prescritos, minimizando as idas e vindas dos pacientes e familiares ao hospital-escola”, completa Renata Beltrão.    

O fisioterapeuta Cláudio Albuquerque, chefe da Unidade de Reabilitação do HC, destaca a importância da recuperação rápida dos pacientes que ficaram internados na UTI de Covid. “Geralmente, esses pacientes passam muitos dias internados e inativos, o que pode provocar a perda de algumas funções motoras que precisam ser recuperadas o quanto antes para não correr o risco de perdê-las. Notamos um déficit de força muscular nesses pacientes que dificultam a realização de tarefas simples do dia a dia como se alimentar, andar e tomar banho”, relata Cláudio.      

“Esse núcleo tem me ajudado muito na recuperação da covid-19, voltando a ter força para fazer as coisas de casa com as sessões de fisioterapia e terapia ocupacional”, relata a aposentada Maria Luiza  de Souza, de 65 anos, que ficou 17 dias na UTI e uma semana na Enfermaria. 

O aposentado José Xavier foi o primeiro paciente a receber alta do Núcleo, após 12 sessões de fisioterapia, entre outras avaliações. “Já estou totalmente recuperado e bem para seguir tocando a vida como estava fazendo antes dessa covid”, garante.

Texto: Moisés de Holanda