Notícias Notícias

Voltar

Chefias do HC participam de palestra sobre integração entre a governança, a estratégia e a gestão de riscos

GESTÃO

Chefias do HC participam de palestra sobre integração entre a governança, a estratégia e a gestão de riscos

Encontro teve como objetivo de discutir com a alta administração o estabelecimento, manutenção e monitoramento dos sistemas de gestão de riscos e controles internos

A equipe de governança (gerentes, chefes de Divisão, Setor, Unidade e Serviços) do Hospital das Clínicas da UFPE participou, ontem (17), da palestra “Integração entre a governança, a estratégia e a gestão de riscos”, no anfiteatro 1 do HC-UFPE.  A apresentação foi realizada pelo diretor de Controladoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, auditor, administrador e contabilista, Paulo Marcelo Santana Barbosa.  O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A palestra teve como objetivo discutir com a alta administração o estabelecimento, manutenção e monitoramento dos sistemas de gestão de riscos e controles internos. De forma integrada ao processo de planejamento estratégico e aos seus desdobramentos, às atividades, aos processos de trabalho e aos projetos em todos os níveis da organização (camadas), relevantes para a execução da estratégia e o alcance dos objetivos institucionais.

Temática extremamente relevante diante do contexto atual, no qual o HC-UFPE está elaborando o seu Plano Diretor Estratégico 2021-23. O PDE é o instrumento de planejamento dos hospitais universitários vinculados à Ebserh para o atingimento de metas e objetivos, por meio de construção coletiva com participação de profissionais das áreas assistencial, administrativa e de ensino e pesquisa, dos mais diferentes níveis hierárquicos, além de representantes dos residentes, para criar o plano que definirá as estratégias de gestão para o próximo triênio.

“O encontro buscou abordar a integração da gestão de riscos, governança e gestão em si, na prática, se materializando pelo modelo da Ebserh que tem uma atuação diretamente ligada com a universidade, e como é que se dá essa organização. Buscamos perceber também como a gestão de risco vai contribuir para que essa peça de planejamento se materialize quanto aos seus objetivos, analisando a realidade do hospital”, pontuou Paulo Marcelo Santana Barbosa. 

O encontro foi promovido pela Divisão de Gestão de Pessoas, por meio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, do Hospital das Clínicas da UFPE.