Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE firma parceria com a Secti para desenvolver projetos ligados à saúde e inovação

cooperação

HC-UFPE firma parceria com a Secti para desenvolver projetos ligados à saúde e inovação

O assunto foi discutido entre membros da governança e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lucas Ramos, em reunião realizada, nessa quarta-feira (26), no hospital universitário

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), confirmou a sua parceria com a Rede de Ecossistemas de Pernambuco (Repe). O assunto foi discutido com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lucas Ramos, em reunião realizada, nessa quarta-feira (26), no hospital universitário. O superintendente do HC-UFPE, Luiz Alberto Mattos, a gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFPE, Claudia Marques, e a chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do hospital, Shirley Cruz, participaram do encontro. 

A  Repe é definida como um ambiente de integração, de cooperação recíproca,  sistêmica,   intersetorial e interdisciplinar, formado por pessoas físicas e jurídicas, instituições de ciência, tecnologia e inovação e entidades representativas do setor público, setor acadêmico, setor privado, terceiro setor e outros segmentos da sociedade do Estado de Pernambuco. Esses parceiros buscam atuar diretamente ou indiretamente no campo da pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo inovador com vistas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável, alinhando, as suas atividades, iniciativas e projetos. 

“Durante o encontro foi buscado alinhar parcerias visando o desenvolvimento de projetos ligados à inovação e saúde”, disse Luiz Alberto Mattos. Ele explicou que “a ideia é gerar uma colaboração que tenha como principal objetivo as soluções dos problemas que afetam a sociedade. E isso em várias áreas do conhecimento como a saúde e a indústria, por exemplo”. Ele acrescentou que percebe que HC-UFPE pode participar de uma forma ativa, como já faz, agregando ainda outros atores, “tornando, dessa forma, Pernambuco como protagonista na área de ciência e da tecnologia em saúde.”

O secretário da Secti, Lucas Ramos, afirma que o governo do estado de Pernambuco e, agora, a Universidade Federal de Pernambuco, oferecerão, a partir do HC-UFPE, um melhor serviço à população pernambucana no que diz respeito ao acesso à saúde. “A ideia é que a partir dessa parceria, essa grande sala de aula, que é o hospital, permita a consulta em dados abertos e produção científica, permitindo, assim, que Pernambuco seja um estado ainda mais competitivo no que diz respeito a saúde”, disse Ramos, ao  destacar  Pernambuco como o segundo maior polo médico do Brasil. “A iniciativa permitirá um trabalho conjunto de ações compartilhadas, e a utilização de laboratórios em ambientes multifuncionais para encontrarmos as soluções para os problemas que a sociedade e as empresas demandam”, finalizou. 

Participaram também do encontro outros membros da Secti:  o diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, Carmelo Bastos, e os gerentes de Formação Superior e Ambiente de Inovação, César Andrade e Alexandre Maciel, respectivamente, além do coordenador-geral de Inovação da UPE, Bruno Carvalho.

Imagens: