Notícias Notícias

Voltar

Médico oncologista do HC-UFPE dá dicas para prevenir o câncer

SAÚDE

Médico oncologista do HC-UFPE dá dicas para prevenir o câncer

Hospital universitário possui um serviço humanizado e especializado para tratar os pacientes oncológicos

 

Em 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a data criada por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, tem como objetivo conscientizar a população, através de diversas campanhas educativas, acerca dos vários tipos de câncer, das formas de prevenção e, principalmente, da importância do diagnóstico precoce. Segundo uma estimativa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), foi previsto para este ano de 2020 um aumento de 625.370 novos casos de câncer no Brasil. O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui um serviço de tratamento oncológico altamente especializado e humanizado, com um corpo de profissionais comprometidos no acompanhamento e tratamento de seus pacientes. 

Câncer é um termo que inclui mais de cem doenças distintas que apresentam em comum a perda do controle de divisão celular, ou seja, o crescimento descontrolado de células que, desta forma, são capazes de invadir desordenadamente tecidos e órgãos do corpo humano. “Atualmente, o câncer é um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte em todo mundo que, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), uma em cada seis mortes são relacionadas a essa enfermidade. Apesar de muitas vezes o prognóstico ser difícil, muitas mortes podem ser evitadas com a descoberta ou diagnóstico precoce da doença”, afirma Glauber Leitão, chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do HC. 

Segundo a Opas, aproximadamente um terço das mortes por câncer deve-se aos cinco principais fatores risco: alto índice de massa corporal; baixo consumo de frutas e vegetais; falta de atividade física e uso de álcool e tabaco. Portanto, uma vida saudável está diretamente relacionada à prevenção da doença. Glauber ainda acrescenta que “existem vários fatores de risco associados ao câncer, alguns deles, como o tabagismo e consumo de bebidas alcóolicas, podem ser evitados. Pode-se citar ainda alguns outros fatores para o surgimento da doença como: idade, dieta com alto teor de gorduras insaturadas, a obesidade, histórico familiar, agentes infecciosos (como o vírus HPV; vírus da Hepatite B), fatores ambientais (exposição prolongada à radiação ultravioleta, produtos químicos), dentre outros”.

O HC-UFPE dispõe do Serviço de Oncologia e Hematologia, além de ambulatórios de subespecialidades nessas áreas, como o Ambulatório de Oncogeriatria e Oncogenética. A Unidade de Oncologia e Hematologia desenvolve atividades sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer durante todo o ano, como palestras, eventos técnicos, debates e distribuição de materiais educativos para disseminar informações sobre o tema. Oferece ainda consultas e acompanhamento nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e mais recentemente, Odontologia. Em média, atualmente, são atendidos mais de 500 pacientes (entre consultas de acompanhamento e novos atendimentos) e realizadas cerca de 900 quimioterapias por mês. O HC ainda dispõe de uma unidade de internação especializada com 24 leitos distribuídos em 12 enfermarias, ocupando a ala norte do 11º andar. Os pacientes que são atendidos no HC são encaminhados via Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Edição: Raítza Vieira | Texto: Beatriz Ferreira