Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisa Pesquisa

Núcleo de Cirurgia Experimental Núcleo de Cirurgia Experimental

Pesquisa - Núcleo de Cirurgia Experimental

O Núcleo de Cirurgia Experimental (NCE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui uma história de 60 anos marcada pelo pioneirismo e excelência em cirurgia. A fundação se deu em 1951, ainda com o nome de Instituto de Cirurgia Experimental (IEC), por meio do professor Eduardo Wanderley Filho. 

À época, a intenção de desenvolver o ensino da cirurgia nos cursos de especialização e pós-graduação se consolidou no ideal de formar um cirurgião completo, competente para buscar, por meio da pesquisa, as respostas às inquietações da prática clínica. Este é, até hoje, o lema do NCE. 

O NCE é diretamente vinculado ao Centro de Ciências Médicas (CCM). Os avanços obtidos na técnica cirúrgica são reconhecidos em nível nacional, sendo o NCE colaborador direto da posição de referência em cirurgia em Pernambuco. Desde a fundação, foram desenvolvidos mais de 400 tipos de pesquisas e experimentos cirúrgicos, a exemplo da perfusão de fígados e transplante hepático ortotópico e heterotópico, da cirurgia de reconstrução da bexiga, das infecções em cirurgia, entre outros.

No NCE, foram realizados diversos cursos de capacitação (ATLS) para o atendimento de urgência no Estado (Samu, Bombeiros, etc.) utilizando-se modelos experimentais em animais. Outro destaque foi o desenvolvimento e aplicação de biopolímero extraído da cana-de-açúcar que, desde 2001, vem sendo utilizado, com pioneirismo, para diversos fins em Cirurgia Geral, Vascular, Urologia, dentre outras especialidades e em apresentações variadas como fio de sutura, gel, esponja, tela, membrana e tubos para próteses vasculares.

Em novembro de 2014, por meio de uma iniciativa pioneira da UFPE, por um acordo de cooperação técnica e científica do HC e da empresa Johnson & Johnson do Brasil, foi inaugurado o Centro Satélite Johnson & Johnson Medical Innovation Institute. O Centro está localizado nas dependências do HC-UFPE, compreendendo um auditório com capacidade para 20 pessoas, laboratório multiusuários com 4 estações de trabalho preparadas para cirurgias minimamente invasivas em modelos experimentais in vivo, estações de treinamento ex vivo, vestiários e recepção. O Centro foi concebido para oferecer treinamento em técnicas de cirurgia minimamente invasiva para as mais diversas especialidades cirúrgicas, tanto para a demanda do HC, como para outros serviços do estado e da região Nordeste. Conta ainda com um simulador cirúrgico computadorizado, onde o treinando pode praticar virtualmente vários modelos de cirurgia videolaparoscópica.

Coordenação Administrativa: André Tavares da Silva Petribu.

Coordenação Acadêmica: José Luiz de Figueiredo

Telefone: (81) 2126.8562

E-mail: nce.hc.ufpe@hotmail.com

Missão

- Congregar e valorizar pesquisadores aprimorando suas qualificações científicas e profissionais, ao estimular suas capacidades criativas; 

- Promover e acompanhar os avanços e as inovações tecnológicas da cirurgia;

- Aplicar em humanos os conhecimentos e treinamentos gerados pela experimentação e prática em animais;

- Promover o desenvolvimento do ensino, do treinamento e da pesquisa em cirurgia, na graduação e pós-graduação, como complemento e fundamento dessas atividades;

- Proporcionar ações integradas, colaborativas e transversais de pesquisa experimental com os diversos Departamentos e Centros da UFPE, outras universidades e instituições.

Visão

- Ser reconhecido como instituição representativa e de excelência no ensino, treinamento e pesquisa em cirurgia experimental no Brasil, promovendo condições dignas para o desempenho de suas atividades fins.

Valores

- Priorização da ética;

- Qualificação, valorização e reconhecimento dos profissionais que se dedicam a atividades experimentais;

- Respeito às normas éticas e legais que regem a utilização de animais em procedimentos científicos, reprovando a experimentação desnecessária;

- Realização de experimentos e treinamentos preferencialmente in vivo sempre sob supervisão;

- Formação e aperfeiçoamento dos cirurgiões com estímulo a programas de educação continuada em experimentação animal;

- Responsabilidade social, com conscientização que a finalidade precípua das nossas atividades é o benefício para os pacientes.

Áreas de Atuação

1. Ensino

- Aulas práticas para alunos de graduação, principalmente do Curso de Medicina (ICTC: Iniciação à Clínica e Técnica Cirúrgicas (módulo do curso), 

Cirurgia do Trauma, Primeiros Socorros);

- Campo de prática para treinamento e adestramento de internos e principalmente médicos do Programa de Residência Médica em Cirurgia do HC;

- Cursos de Formação de Monitores de ICTC da graduação de Medicina da UFPE;

- Oferta de cursos de especialização lato sensu e extracurriculares em áreas como:

Anestesia em animais de experimentação Bioterismo

Cirurgia minimamente invasiva e tratamentos videoendoscópicos

Fundamentos da técnica operatória Microcirurgia Suturas mecânicas

 

2. Pesquisa

- Programa de Bolsista de Iniciação Científica (Pibic).

-  Programa de pós-graduação em cirurgia nos níveis Mestrado e Doutorado.

- Outros programas de pós-graduação da UFPE (Odontologia, Fisioterapia).

- Investigações de novos materiais biológicos, sobretudo o biopolímero da cana-de-açúcar.

- Campo de pesquisa e estudo para diversas áreas da saúde, como Medicina, Odontologia, Fisiologia, Farmacologia, Nutrição, Fisioterapia e Bioengenharia.

- Desenvolvimento de modelos experimentais para: estudos de fenômenos etiológicos e fisiopatológicos de enfermidades; estudos de modalidades de técnicas e táticas cirúrgicas; estudos de repercussões e agravos decorrentes de tratamento cirúrgico de diversas doenças.

- Concepção e treinamento em novas técnicas e procedimentos cirúrgicos para tratamento de diversas doenças.

 

3. Extensão e Assistência

- Integração com órgãos públicos e privados com objetivo de proporcionar treinamento e capacitação de recursos humanos para diversas categorias profissionais na área de saúde, principalmente em:

- ATLS – Suporte Avançado à Vida no Trauma (Corpo de Bombeiros, Samu, Emergências Públicas, etc.)

- ACLS – Suporte Avançado à Vida em Cardiologia Cirurgia Minimamente Invasiva

- Cursos de Extensão em Ciências Veterinárias;

- Movimentos de inter-relação da Cirurgia Experimental com as chamadas ciências básicas da área da saúde;

- Integração transversal e colaborativa de atividades de extensão com outros laboratórios que envolvem experimentação animal na UFPE e outras instituições de ensino do País e do exterior; 

- Disponibilidade para capacitação técnica e treinamento de recursos humanos em situações especiais; integração com atividades de ensino e treinamento do HC-UFPE e de outros Hospitais Públicos.