Hospital das Clínicas - HC-UFPE

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pesquisa Pesquisa

Unidade de Simulação Clínica (USimC) Unidade de Simulação Clínica (USimC)

Unidade de Simulação Clínica (USimC)

A Unidade de Simulação Clínica (USimC) da GEP é composta atualmente pelo Centro Satélite Johnson & Johnson Institute. Outro setor, em fase de implantação de projeto, é o Laboratório de Habilidades e Simulação em Saúde (LABHSS).

O Centro Satélite Johnson & Johnson Institute (CS-JJI) foi concebido a partir de um acordo de cooperação técnica entre a UFPE e a Johnson & Johnson do Brasil. Inaugurado em 2014, o Instituto conta com moderna infraestrutura empregada em treinamentos e pesquisas na área de saúde, particularmente em técnicas de cirurgia minimamente invasiva. Oferece amplo e confortável espaço para aulas e conferências, sala de treinamento com 4 estações cirúrgicas experimentais completas, com equipamentos para realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em animais de laboratório de médio porte.

A USimC, por iniciativa da GEP e com apoio da Superintendência do HC-UFPE, está desenvolvendo o projeto do Laboratório de Habilidades e Simulação em Saúde (LABHSS). O projeto prevê a instalação desse laboratório nas dependências do hospital, como estratégia para facilitar o acesso dos profissionais em treinamento. Deverá contar com equipamentos e instalações modernas, contemplando sistemas de simulação médica que incluem recursos tecnológicos como manequins integrados a plataforma de gerenciamento de cenários simulados.

Inicialmente, a Unidade identificou alguns setores críticos no Hospital, como a Unidade de Terapia Intensiva e a Unidade Materno Infantil, como foco para implantação de protocolos e cenários de simulação clínica, a fim de proporcionar um melhor treinamento das equipes destes setores, minimizando a exposição do paciente a riscos desnecessários.

Em um futuro breve, pretende-se expandir essa metodologia de treinamento a outros serviços do Hospital, visando primordialmente a melhoria da assistência à saúde da população e a segurança do paciente.

O Nepe (Núcleo de Ensino Permanente) também vem desenvolvendo parceria com a USimC, a fim de integrar práticas de simulação clínica em outros setores da instituição. Um projeto de extensão universitária está sendo desenvolvido em parceria entre o Departamento de Enfermagem e o Nepe, para construção de cenários simulados em saúde.

O Projeto “Care for the box” é uma iniciativa do Johnson & Johnson Institute, desenvolvido em parceria com a Universidade Autônoma do México. Consiste em um programa de treinamento para médicos residentes de cirurgia geral e foi implantado no Serviço de Cirurgia Geral do HC-UFPE em abril de 2018. Neste projeto, o médico residente é submetido a um treinamento teórico e prático por um período de 8 semanas, utilizando-se de recursos de simulação em cirurgia minimamente invasiva. O grande diferencial desta iniciativa é o  chamado TASKit.

A USimC estimula a formação de equipes em cada setor ou serviço do HC, que tenham interesse em assimilar e aplicar as metodologias de simulação em saúde, a fim de aprimorar a assistência ao paciente.

 

Contatos:

Email: simulacaoclinica.hc@gmail.com

WhatsApp: (81) 98817-1001

 

Equipe da Unidade de Simulação Clínica:

  • Dr. André Tavares da Silva Petribu
  • Prof. Dra. Sheila Coelho

Equipe da UTI:

  • Dra. Michele Godoy
  • Dr. André Lima
  • Enfa. Dra Juliana Costa
  • Dra. Mara Simeão
  • Dra. Renata Beltrão

Equipe da Unidade Materno Infantil

  • Dr. Elias Melo