Acessibilidade Acessibilidade

Acessibilidade

O site do Hospital de Clínicas da UFTM segue o novo modelo de identidade digital padrão do governo federal, que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
 

Conferir acessibilidade é incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, a acessibilidade refere-se, no caso do governo brasileiro, ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, que está alinhado às recomendações internacionais e estabelece padrões de comportamento acessível para páginas governamentais.

A parte superior do site do Hospital de Clínicas possui uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.

Os padrões de atalhos do governo federal são:

 Alt + 1 em qualquer página do site, conduz diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

 Alt + 2 em qualquer página do site, conduz diretamente ao início do menu principal.

 Alt + 3 em qualquer página do site, conduz diretamente à sua busca interna.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Abaixo você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

 

 

 

Leis e decretos sobre acessibilidade: