Notícias Notícias

Voltar

Neurocirurgias passam a contar com monitoração intraoperatória

Inovação

Neurocirurgias passam a contar com monitoração intraoperatória

Técnica permite distinguir apenas tecidos doentes, minimizando o risco de sequelas

A Unidade do Sistema Neurológico do HC-UFTM passa a contar com avançada técnica para realização de neurocirurgias. Trata-se da monitorização neurofisiológica intraoperatória, com aplicação em cirurgias de tumores da base do crânio, tumores medulares e cirurgias da coluna.

Após a indução anestésica são instalados eletrodos no paciente e o procedimento cirúrgico é monitorado por um neurofisiologista clínico que analisa diferentes parâmetros, como a função motora e sensitiva, por meio de microemissões elétricas.

A técnica possibilita operar o tecido doente preservando as áreas saudáveis ao redor da lesão. Isso aumenta a segurança ao paciente durante a cirurgia e minimiza as chances de sequelas pós-operatórias. 

“Essa inovação aprimora as mais avançadas modalidades neurocirúrgicas da atualidade, como neurocirurgias funcionais e tratamento neurocirúrgico da epilepsia. Além disso, passamos a ter mais precisão em modalidades cirúrgicas já realizadas no HC, como os procedimentos com o paciente acordado”, afirma Roberto Alexandre Dezena, professor e neurocirurgião do Hospital de Clínicas.

Unidade de Comunicação HC-UFTM