Notícias Notícias

Voltar

Acontece entre os dias 22 e 28 de julho o projeto Hepatite Zero

Campanha

Acontece entre os dias 22 e 28 de julho o projeto Hepatite Zero

Intuito é promover diagnósticos da doença e encaminhar os pacientes para tratamento

Na segunda-feira, 22 de julho, tem início o projeto Hepatite Zero, campanha de alcance mundial que tem como objetivo promover a erradicação da doença. Serão disponibilizados gratuitamente em Uberaba testes de hepatite C. O projeto é promovido pelo Rotary Club, em parceria com o Hospital de Clínicas da UFTM e com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite. 

Ao longo da semana, a equipe do Centro de Referência em Hepatites Virais da Macrorregião Triângulo Sul, vinculado ao HC, estará em locais de grande circulação para realizar testagens. O intuito é identificar a presença do vírus e promover o tratamento. As ações do projeto serão encerradas dia 28, domingo. A ideia é que sejam realizados 3.500 testes durante a campanha.

“O Centro de Referência em Hepatites Virais do HC tem um dos maiores índices de realização de testes, em nível nacional. Todo ano, somos convidamos a participar desta campanha. Este ano vamos trabalhar com alunos de enfermagem, medicina e biomedicina da UFTM”, contextualiza Geisa Perez Medina Gomide, gerente de Atenção à Saúde do HC.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o grupo de risco em relação à Hepatite C é composto por doentes renais em hemodiálise, pessoas com o vírus HIV, indivíduos que já fizeram uso de drogas injetáveis ou cocaína inalada, pessoas com múltiplos parceiros sexuais, entre outros.

 

Sobre o projeto

Existem mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A partir disso, o Rotary International idealizou a campanha Hepatite Zero, em que são realizadas testagens em todo o Brasil e em outros países durante o mês de julho, período em que é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hepatite.  

 

Unidade de Comunicação HC-UFTM