Notícias Notícias

Voltar

Pacientes recebem a visita do projeto “Tartarugas do Bem”

Voluntariado

Pacientes recebem a visita do projeto “Tartarugas do Bem”

Voluntários viajam por várias cidades, levando alegria a crianças hospitalizadas

No dia 1.º de novembro, voluntários do projeto Tartarugas do Bem visitaram pacientes pediátricos atendidos pelo Hospital de Clínicas da UFTM. Foram realizadas atividades lúdicas, além da entrega de presentes. O grupo é de São Paulo e viaja por várias cidades, levando alegria a crianças em ambiente hospitalar.

“É a nossa segunda vez no HC. Fomos muito bem acolhidos na primeira, em julho. Estamos aqui para ver sorrisos no rosto das crianças e dos pais, tentar fazer com que eles se esqueçam da doença. Missão cumprida, valeu muito a pena”, pondera Welinton Benga, fundador do projeto.

A visita faz parte das ações realizadas pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital. De acordo com a presidente do GTH, Luana Cunha Barbosa, o objetivo do Grupo é humanizar o atendimento no HC, tornando a experiência do paciente mais agradável.  

“As Tartarugas do Bem são um grupo que viaja o Brasil todo levando amor. Na visita, todo mundo se divertiu: as famílias, as crianças e os profissionais do Hospital. As equipes se sentiram motivadas, participaram das atividades. Foi positivo. Queremos que eles voltem mais vezes”, relata a presidente do GTH.

A atividade também foi aprovada por Maria Sueli de Souza Silva, técnica de enfermagem da UTI Neonatal e Pediátrica. Para a profissional, esse tipo de ação torna o ambiente hospitalar mais aconchegante, trazendo benefícios tanto para quem está internado, como para os familiares do paciente.

“Eu faço o acolhimento com as famílias dos pacientes. Considero esse tipo de ação muito importante, pois muda o cenário do ambiente hospitalar. Torna a internação um pouco mais leve. Isso traz um benefício muito grande para as famílias”, finaliza a técnica de enfermagem. 

Unidade de Comunicação HC-UFTM