Notícias Notícias

Voltar

Esclarecimento sobre as interrupções de energia nos dias 12 e 13 de janeiro

NOTA

Esclarecimento sobre as interrupções de energia nos dias 12 e 13 de janeiro

Superintendência divulga nota com foco nos servidores e usuários

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro traz esclarecimentos, aos seus servidores e usuários, relativos às interrupções de energia ocorridas nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020, com durações aproximadas de 2 horas e 7 horas e 30 minutos, respectivamente.

1 - As duas interrupções ocorreram na rede elétrica da concessionária de energia (Cemig), a primeira devido à quebra de uma cruzeta da rede (suporte dos cabos elétricos) e a segunda devido ao rompimento de um cabo elétrico. Toda a manutenção da rede compete à Cemig, não tendo o HC-UFTM autorização para qualquer procedimento.

2 - Imediatamente após o desligamento, foi informado à Cemig sobre a condição, inclusive com localização da ocorrência na rede. Conforme regulamentação da Aneel, os hospitais são consumidores prioritários no restabelecimento da energia, informação que está registrada na abertura da ocorrência. 

3 - O hospital possui um gerador que atende todo o complexo HC-UFTM, excetuando-se os prédios do Ambulatório Maria da Gloria, Núcleo de Métodos Gráficos, e setor de Ginecologia e Obstetrícia.  Nesses prédios existe outro gerador que atende parcialmente algumas salas. Dessa forma, esses setores ficam sem energia durante as interrupções da concessionária. 

4 - Já existe uma autorização de fornecimento de um novo gerador com capacidade para atender todos esses prédios, de forma a garantir que todo o HC-UFTM será contemplado com geradores de emergência. A previsão de entrega do fornecedor é abril de 2020.

5 - Será comunicado oficialmente à Aneel sobre a ocorrência do dia 13, que ultrapassou o limite de interrupção de fornecimento definido pela Agência.

6 - O HC-UFTM obteve avanços significativos em infraestrutura elétrica, de forma a aumentar a confiabilidade das instalações e permitir a ampliação das mesmas. Neste sentido, destacam-se a ampliação da climatização, a melhoria da iluminação e a instalação em 2019 de um gerador que supre próximo de 80% das instalações. O gerador anterior atendia 20%, restrito aos setores de urgência e emergência, UTIs e centro cirúrgico.

O Hospital reitera seu compromisso com o cumprimento de suas atividades assistenciais e de ensino, oferecendo as melhores condições de infraestrutura aos servidores e pacientes.

Superintendência HC-UFTM