Notícias Notícias

Voltar

Pesquisas realizadas por técnico-administrativos também conferem projeção a instituições de ensino

Qualificação

Pesquisas realizadas por técnico-administrativos também conferem projeção a instituições de ensino

HC tem, hoje, 44 projetos envolvendo o segmento

No dia 2 de abril, a enfermeira epidemiologista clínica Fernanda Carolina Camargo, que é doutora em Atenção à Saúde, integrou a comissão avaliadora do exame de qualificação de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do mestrado profissional em Ensino em Saúde, da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

O estudo, intitulado “Prática baseada em evidência: proposta de aplicação de ferramentas facilitadoras na elaboração de projetos para enfermeiros clínicos”, está sendo realizado pela enfermeira Lidiane Soares Sodré da Costa.

A participação de uma profissional com vínculo técnico-administrativo, não docente, em banca avaliadora de um trabalho executado em uma instituição de referência (Hospital Albert Einstein), é apontada pela superintendente Ana Lúcia de Assis Simões como muito relevante para a comunidade interna do HC-UFTM, por significar uma grande valorização da equipe técnica da instituição.

No mesmo sentido, o gerente de Ensino e Pesquisa, Jair Sindra Virtuoso Júnior, observa que os técnico-administrativos do Hospital estão em um excelente contexto para a realização de pesquisas, devido ao acesso aos pacientes e à oportunidade de identificar, na prática, questões relevantes a serem estudadas. 

 

Alcance

Sobre a experiência na banca do dia 2 de abril, Fernanda Carolina Camargo comenta que existe uma sinergia entre o objeto da investigação em desenvolvimento no Albert Einstein e pesquisas que ela própria executou no HC-UFTM, e que geraram produções relevantes, como artigos publicados em revistas de Enfermagem Qualis A2, o que levou ao convite para sua participação na comissão avaliadora.

“O Hospital Albert Einstein é referência no nosso país em iniciativas que induzam a prática baseada em evidências junto aos enfermeiros. Fiquei muito lisonjeada pelo fato de os meus artigos estarem contribuindo com um centro de excelência como é o Einstein, e pelo consequente convite para participar da banca”, afirma Camargo.

No Hospital de Clínicas, há nesse momento 44 projetos em andamento, acompanhados pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e que contam com a participação de profissionais do corpo técnico. A GEP tem disponibilizado, ainda, treinamentos, consultorias em estatística, metodologia e na gestão de projetos, de modo a incentivar o engajamento desses profissionais na prática de investigação científica.

De acordo com levantamento realizado pela Divisão de Gestão de Pessoas, a partir das informações do cadastro de pessoal (incluindo funcionários com vínculo UFTM e Ebserh), 4,5% dos técnico-administrativos do HC possuem título de doutor, enquanto outros 11% têm no mestrado o nível máximo de escolaridade.

Unidade de Comunicação HC-UFTM