Notícias Notícias

Voltar

Em visita ao HC-UFTM, presidente da Ebserh estimula gestão focada em resultados

Gestão

Em visita ao HC-UFTM, presidente da Ebserh estimula gestão focada em resultados

Houve reuniões com profissionais das áreas de ensino, pesquisa e assistência

O Hospital de Clínicas da UFTM recebeu, no dia 8 de outubro, o general Oswaldo Ferreira, empossado presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh - no final de janeiro de 2019. 

Em sua primeira passagem pelo HC-UFTM, o presidente da estatal conheceu a estrutura física e tecnológica do complexo hospitalar, além de reunir-se com profissionais das áreas assistencial, administrativa e de ensino, incluindo coordenadores de cursos da universidade.

Ferreira e os gestores de áreas estratégicas da Ebserh que o acompanhavam foram recepcionados pelo Colegiado Executivo do Hospital de Clínicas e representantes de diferentes segmentos da administração do HC. 

O presidente definiu que o trabalho da Rede, que atualmente administra 40 hospitais universitários federais, consiste em proteger e apoiar essas instituições, na direção do oferecimento de uma formação profissional de excelência, aliada a uma assistência de qualidade à saúde da população.  

Conduzidos pela Direção do Hospital, os visitantes percorreram enfermarias como ginecologia e obstetrícia, clínicas médica e cirúrgica, unidade de terapia intensiva, central de equipamentos, hemodinâmica e radiologia. Nessa última, foram apresentados alguns investimentos em tecnologia avançada, como tomógrafos e acelerador linear. 

Potencialidades e avanços na infraestrutura foram abordados ao longo da manhã. A usina de energia fotovoltaica do HC, maior da rede de 40 hospitais, foi um dos exemplos apontados pela Direção do hospital como investimento em sustentabilidade e eficiência. “Com o uso da energia solar, tem sido possível reduzir em até 17% a conta mensal de eletricidade da instituição”, informou a gerente Administrativa, Heloisa Shih. 

Adicionalmente, a desativação de caldeiras para produção de vapor, substituídas por equipamentos a gás, solares e elétricos, tem possibilitado economia de custeio próxima de R$ 600 mil ao ano, complementou o chefe do Setor de Infraestrutura Física, Wesley Amâncio.

Especificamente a respeito do ensino, o presidente da Ebserh expôs que “melhorias devem ser feitas continuamente para aprimorar a formação propiciada aos alunos”. Para isso, anunciou que a Rede prepara para 2021 investimentos destinados a modernizar as áreas que servem a atividades didáticas nos hospitais.

Em sintonia com esta preocupação, o Hospital está elaborando um estudo de viabilidade técnica de implantação de um Centro de Simulação Realística que ocupará 190 m², adianta o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura, Luiz Humberto Camilo.

 

Educação e saúde

A programação da tarde incluiu reunião com o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; o secretário municipal de Saúde de Uberaba, Iraci Neto; a superintendente Ana Lúcia de Assis Simões; o assessor especial da Reitoria, Antônio Luiz Veneu Jordão e o consultor jurídico da Ebserh, Alessandro Martins.

Na ocasião, Ferreira destacou o papel estratégico da superintendente no diálogo com a academia e o gestor municipal de saúde, de modo a buscar a sinergia das áreas de ensino e assistência, de forma equilibrada entre desafios e necessidades. 

Ressaltando os aportes financeiros realizados pelo Ministério da Educação, por meio da Ebserh, o presidente salientou que “é possível fazer mais sem aumentar custos, com uma gestão focada em resultados, melhorando processos e investindo na busca pelo equilíbrio, dentro das possibilidades e limitações inerentes à tarefa de ensinar e prestar assistência”.

Na sequência, a superintendente e o presidente da estatal se reuniram com coordenadores de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação da UFTM, encontro no qual foi debatida a importância de um hospital como campo de prática para a formação profissional. 

Os professores formularam perguntas, tendo privilegiado temas como o sistema de regulação da assistência, que passa pela contratualização com o gestor municipal de saúde; as necessidades do ensino frente a essa regulação; e novas estratégias para manter as metodologias ativas em ambulatório durante o período de pandemia.

Ao final da reunião, a superintendente reafirmou a abertura da gestão para receber as demandas da academia, de modo a viabilizar que o próximo contrato com a Secretaria Municipal de Saúde contemple de maneira mais efetiva a adequação do perfil assistencial contratado junto ao HC e as especificidades da formação oferecida pelos cursos.

Também compuseram a comitiva do general Ferreira o diretor de Administração e Infraestrutura da Ebserh, Erlon Dengo; o coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica, Márcio Borsio; o assessor de conformidade, controle interno e gerenciamento de riscos, coronel José Guerra e o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Augusto Barbosa, cada um deles com agenda de reuniões específicas durante a tarde.

Unidade de Comunicação HC-UFTM