Notícias Notícias

Voltar

GEP oferece 20 bolsas de iniciação científica

Prorrogado

GEP oferece 20 bolsas de iniciação científica

Inscrições de projetos são recebidas online até 7 de outubro

O Hospital de Clínicas da UFTM, por meio de sua Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP -, vai financiar 20 projetos de pesquisa a serem executados em unidades do complexo hospitalar. Cada projeto receberá bolsa de R$ 400 mensais, a ser destinada a um aluno de iniciação científica, durante um ano.

Edital

Retificação publicada no dia 2 de setembro

Prorrogação de inscrições, publicada em 12 de setembro

Retificação publicada no dia 18 de setembro

Prorrogação de inscrições, publicada em 1.º de outubro

Potencializar o saber-fazer das equipes assistenciais e gerenciais é o objetivo da iniciativa, estimulando a ação transformadora da pesquisa para apoiar a tomada de decisão sobre problemas reais. Os proponentes devem ser professores ou técnico-administrativos com doutorado. Já os candidatos a bolsista devem ser alunos de graduação da UFTM ou de cursos técnicos do Centro de Educação Profissional - Cefores.

São sete os eixos nos quais as propostas podem se enquadrar, passando por enfoques como liderança, segurança do paciente, gestão sustentável de recursos, monitoramento de protocolos, qualidade assistencial, intervenções baseadas em evidências e estratégias de acesso para o usuário.

 

Inscrições

São recebidas de 12 de agosto a 30 de setembro, por meio do Sistema de Gestão de Pesquisa do HC - Sipesq. Os candidatos a coordenador e a bolsista devem se cadastrar e submeter nesse sistema a documentação prevista no edital.

“Serão duas etapas de seleção. Na primeira, haverá verificação documental da proposta. Já na segunda, pareceristas ad hoc avaliarão a relevância técnico-científica, o mérito e a exequibilidade das submissões”, adianta o coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica da GEP, Gilberto de Araújo Pereira.

Segundo Pereira, o resultado da primeira etapa será divulgado no dia 8 de outubro e o resultado parcial da segunda, em 30 de outubro, tanto na página do HC quanto na da UFTM. As atividades têm início previsto para 11 de novembro. 

Unidade de Comunicação HC-UFTM