Notícias Notícias

Voltar

HC distribui mensagens positivas em embalagens de refeição e rouparia

Humanização

HC distribui mensagens positivas em embalagens de refeição e rouparia

Ação acontecerá durante todo o mês de abril

Uma iniciativa do Grupo de Trabalho em Humanização do Hospital de Clínicas da UFTM está levando mensagens de carinho, esperança e fé a pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar. 

Em parceria com o Setor de Hotelaria e o Serviço de Nutrição, a ação consiste em afixar etiquetas com frases motivacionais, de apoio e de agradecimento nas tampas das refeições servidas nas enfermarias e Pronto-Socorro (PS). O mesmo tem sido feito nos invólucros das roupas privativas entregues aos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Ginecologia/ Obstetrícia e PS.

Os setores escolhidos para entrega da rouparia com as mensagens são aqueles com maior probabilidade de receberem pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19, informa a chefe do Setor de Hotelaria, Renata Maria Dias de Abreu. 

“Essa é uma forma de suavizar o ambiente de trabalho em um momento de tantas tensões, como é o atual contexto de enfrentamento ao coronavírus, em todo o sistema de saúde. É também uma maneira de transmitir conforto e segurança aos pacientes e profissionais do hospital como um todo, relembrando que este momento vai passar, e que com a união de todos, vai ser superado”, avalia Abreu.

 

Acolhimento

Para a nutricionista Daniela Minaré Fonseca, a ação leva esperança ao paciente, de forma singela, em um momento de fragilidade física. “Nosso objetivo é nutrir o corpo com uma refeição balanceada e ao mesmo tempo a alma, com mensagens revigorantes”, sumariza.

Já a coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização do HC, Luana Pereira Barbosa, considera a ação uma forma de acolher, integrar e valorizar a relação de confiança entre o paciente e a equipe, tornando o atendimento hospitalar ainda mais humanizado. “A iniciativa teve início em 1.º de abril e segue ao longo do mês, tendo se inspirado em ação semelhante desenvolvida no hospital universitário da federal de Pernambuco, também pertencente à Rede Ebserh”, complementa Barbosa.

No HC-UFTM, são servidas diariamente 460 refeições a pacientes e acompanhantes. O serviço de rouparia, por sua vez, processa 110 conjuntos diários de roupas privativas, que são vestimentas utilizadas somente em áreas nas quais haja probabilidade de contato com matéria orgânica decorrente da assistência direta ao paciente.

Fotos: Luana Cunha/HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM