Notícias Notícias

Voltar

Ação monitora o uso adequado de EPIs, no Hospital de Clínicas

Prevenção

Ação monitora o uso adequado de EPIs, no Hospital de Clínicas

Objetivo é reforçar a adesão ao uso desses equipamentos

O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, em parceria com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho - Sost -, prepara uma observação presencial em todo o Hospital de Clínicas da UFTM, com foco no uso adequado dos equipamentos de proteção individual - EPIs - por parte dos trabalhadores.

No dia 25 de junho, uma reunião definiu as primeiras estratégias para preenchimento de um formulário por técnicos de segurança do trabalho da Sost, já capacitados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - CCIH - a respeito do tema a ser observado.

“Esse monitoramento leva em consideração a importância do uso dos EPIs na prevenção do contágio pela Covid-19. O formulário deriva de um modelo que desde maio vem avaliando a taxa de adesão das equipes às boas práticas de higienização das mãos”, adianta a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e Qualidade Hospitalar, Alessandra Assis Lima.

A profissional conta, ainda, que os dados coletados vão gerar indicadores que permitem o planejamento de ações específicas voltadas para a conscientização e o engajamento ao uso adequado dos equipamentos de proteção individual no ambiente hospitalar.

Unidade de Comunicação HC-UFTM