Notícias Notícias

Voltar

HC define diretrizes para implantação do Programa Gestão à Vista

Transparência

HC define diretrizes para implantação do Programa Gestão à Vista

Gestores do Hospital de Clínicas da UFTM debateram o fluxo para colocar em prática o Programa Ebserh de Gestão à Vista, na manhã de 11 de julho. Estiveram presentes o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende e as gerentes de Atenção à Saúde, Geisa Perez Medina Gomide e Administrativa, Maria Cristina Strama.

Inicialmente, o trabalho será desenvolvido nas 20 unidades assistenciais. Todas deverão mensurar, no mínimo, quatro indicadores - sendo um de ensino - e expô-los em um quadro visível aos profissionais e comunidade. Os dados serão monitorados a fim de verificar se houve progressão.

Para definir os indicadores, os gestores das unidades se reunirão com o Núcleo da Qualidade, Unidade de Planejamento e Colegiado Executivo. “Em seguida, o gestor deverá elaborar um plano de ação com sua equipe para conseguir colocar os dados à vista e abastecer o quadro”, explica a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira.  Ainda segundo Oliveira, o Programa será implantando nas unidades administrativas posteriormente.

Foto: Unidade de Comunicação HC-UFTM

Gestão à Vista

Na definição da Portaria n.º 4, de 24 de abril de 2018, da Ebserh, o Programa visa a instituir uma cultura de avaliações periódicas dos resultados obtidos na prestação de assistência. Isso deve ocorrer por meio do monitoramento e exposição de índices, estabelecendo-se ciclos contínuos de melhorias dos processos para obtenção de melhores resultados.

Por sua vez, para o superintendente do Hospital de Clínicas, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, o acesso a dados atualizados congrega transparência e participação, além de criar mecanismos para se conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes.

Unidade de Comunicação HC-UFTM