Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Clínicas implantou novo Sistema PACS

Tecnologias em saúde

Hospital de Clínicas implantou novo Sistema PACS

Ferramenta aprimora o armazenamento digital de laudos e exames de imagem

O Hospital de Clínicas da UFTM passou a utilizar, no dia 25 de março, novo Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens - PACS. A ferramenta, acessível nos computadores do complexo hospitalar e ambulatórios, aprimora o armazenamento digital de exames de imagem.

Na primeira etapa, exames radiológicos e cardiológicos passam a ter seus laudos armazenados no PACS. Num momento posterior, a ser definido, a ferramenta será estendida aos demais exames de imagem, como os realizados no Núcleo de Métodos Gráficos e Oftalmologia. 

“A solicitação dos exames deve ser feita pela equipe médica necessariamente por meio do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários - AGHU -, ao qual o novo sistema está interligado. Os laudos estarão disponíveis no PACS, bem como as imagens produzidas”, explica a gerente de Atenção à Saúde do HC, Geisa Perez Medina Gomide.

O acesso ao PACS será disponibilizado em ícone específico, no Portal de Serviços presente nos computadores do Hospital. “Uma equipe da empresa fornecedora do sistema vai capacitar os usuários envolvidos, além de percorrer ambulatórios, salas de prescrição das enfermarias e demais setores do HC durante esta semana, para esclarecer aos médicos e residentes o modo de funcionamento da ferramenta”, informa o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação - SGPTI -, Freud Antonio Martinelli Gomes.

Após a implantação a equipe da empresa fornecedora estará ainda presente, para atender a possíveis demandas individuais relativas a dúvidas dos usuários. Durante e após esse período, o SGPTI atuará como elo técnico junto ao fornecedor.

Unidade de Comunicação HC-UFTM