Notícias Notícias

Voltar

Plano Diretor confere posição de destaque a ações de ensino

2019-2020

Plano Diretor confere posição de destaque a ações de ensino

Na manhã de 21 de maio, o Plano Diretor Estratégico 2019-2020 do Hospital de Clínicas da UFTM foi tema de oficina de trabalho. Chefes de unidades, setores e divisões reuniram-se no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis para debater as metas e ações presentes no documento.

O superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende enfatizou a importância do planejamento enquanto ferramenta de gestão, de modo a direcionar esforços em direções coordenadas. Ao apresentar o histórico do HC, por sua vez, salientou que a principal vocação do hospital, desde sua criação, é formar pessoal qualificado para atuar na área da saúde. 

“Esse é um diferencial que se soma à assistência, para compor uma instituição não apenas voltada para tratamentos hospitalares, como também à formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas”, sintetizou. O superintendente apresentou, então, o slogan do novo PDE: Hospital de Clínicas, um hospital de ensino

Os gerentes de Atenção à Saúde, Geisa Perez Medina Gomide; Administrativo, Maria Cristina Strama; e de Ensino e Pesquisa, Dalmo Correia Filho, expuseram na sequência propostas de missão e visão institucionais para o biênio, com abertura a sugestões de todos os participantes. Na segunda parte da manhã, os gestores foram divididos em três grupos, cada um correspondendo a um dos pilares do Plano Diretor, de modo a reunir sugestões para a operacionalização das metas.

O PDE busca estabelecer o compromisso integrado entre as gerências. Cada pilar perpassa todo o hospital. São eles: Inovação e Tecnologia, tutorado pela gerente Administrativa; Pactuação Interna, a cargo da gerente de Atenção à Saúde; e Selo Ebserh, direcionado ao gerente de Ensino e Pesquisa. Ao final do encontro, representantes de cada grupo apresentaram algumas reflexões resultantes da dinâmica, e que serão consideradas pelos tutores. A previsão é de que o Plano Diretor entre em vigor no mês de junho.

Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM