Notícias Notícias

Voltar

Conselho do Usuário realizou a primeira reunião

Controle social

Conselho do Usuário realizou a primeira reunião

No dia 11 de julho, o Conselho do Usuário do Hospital de Clínicas da UFTM se reuniu pela primeira vez. Na ocasião, o ouvidor do HC e coordenador do Conselho, Evandro de Souza, apresentou a história da instituição aos conselheiros, a estrutura organizacional e os serviços prestados à comunidade. Ficou estabelecido que as reuniões serão mensais.

Além de ser uma instituição voltada ao ensino, o HC-UFTM responde atualmente por 70% dos atendimentos de média e alta complexidade na macrorregião do Triângulo Sul de Minas Gerais. “Por isso essa reunião é tão importante. Atendemos a uma região muito vasta e é preciso que os conselheiros conheçam como o HC funciona, para que possam cobrar melhorias”, propôs o coordenador.

De acordo com a Resolução 37, de 12 de abril 2018, a instituição do Conselho do Usuário, de natureza consultiva, vem da necessidade de se criarem mecanismos que garantam a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços prestados direta ou indiretamente pela administração pública.  

Entre as principais prerrogativas do Conselho, conforme seu Regimento, estão acompanhar a prestação dos serviços do HC; propor melhorias; aprovar relatórios trimestrais de atendimento, bem como a pesquisa de satisfação do usuário; apreciar e emitir parecer sobre a aplicação dos recursos financeiros transferidos pelos governos federal, estadual e municipal; e acompanhar projetos ligados à Política Nacional de Humanização.

 

Composição

Vinculado à Ouvidoria e subordinado à Superintendência, o Conselho conta com representantes da Comissão de Residência Médica, Marcelo R. Simão; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Lucimar F. de Oliveira e Alysson da Silva; da Comissão de Residência Multiprofissional, Rosana Huppes Engel e Andrezza Ferreira; do HC-UFTM, Paulo Estevão Pereira e Ivone Vieira; e do Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, Erondines S. Lima e Francisnando G. Vieira. 

Unidade de Comunicação HC-UFTM