Notícias Notícias

Voltar

Prevenção de infecções foi tema de ação no Hospital de Clínicas

Segurança do Paciente

Prevenção de infecções foi tema de ação no Hospital de Clínicas

Higienização correta das mãos foi uma das medidas destacadas

Dia 17 de setembro, os hospitais da Rede Ebserh participaram de uma campanha conjunta de conscientização a respeito da segurança do paciente.

No Hospital de Clínicas da UFTM, a iniciativa teve como objetivo sensibilizar os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica sobre a prevenção de infecções hospitalares. 

A ação consistiu em um bate-papo sobre medidas que podem evitar a infecção de pacientes. Entre elas estão a higienização das mãos, o uso de touca e a retirada de adornos, como anéis e pulseiras. A atividade contou também com a distribuição de panfletos e a entrega de frascos de álcool em gel. 

Para Cinthia Barbosa Teixeira, enfermeira, intervenções desse tipo refletem diretamente na qualidade dos serviços ofertados pelo Hospital, contribuindo para a promoção da saúde dos pacientes. 

“É importante sensibilizar as pessoas sobre a necessidade desses cuidados. Quando você incorpora esses hábitos na rotina de trabalho, acaba diminuindo o risco de infecção e, consequentemente, reduz o tempo de internação dos bebês e os custos para o Hospital. Todo mundo sai ganhando”, conclui a profissional.   

Unidade de Comunicação HC-UFTM