Notícias Notícias

Voltar

Nota Informativa 3: Plano de Ações para o Combate à Covid-19

23 de março

Nota Informativa 3: Plano de Ações para o Combate à Covid-19

Considerando o papel essencial do Hospital de Clínicas da UFTM (Filial Ebserh) não só no Ensino e na Pesquisa, como também na assistência à saúde da comunidade da Região do Triângulo Sul;

Considerando a estreita interligação entre as atividades meio (administrativas e de apoio) e as atividades fins do Hospital;

Considerando o cenário epidemiológico mundial e local até o momento;

Considerando as deliberações do Comitê de Enfrentamento Institucional SARS-CoV2 (Doença pelo Coronavírus - Covid 2019) em reunião realizada no dia 19/3/2020;

Considerando a publicação do Ofício - SEI n.º 80/2020/SCC/CAD/DAI-EBSERH (anexo I);

 O HC-UFTM vem comunicar e recomendar a adoção de medidas internas com vistas ao combate desta Pandemia, sempre visando a proteção da população e dos profissionais envolvidos.

 

DA REAVALIAÇÃO DE CONTRATOS

  1. Reavaliação dos contratos com as empresas terceirizadas, com vistas à adequação de seu objeto e quantitativo às necessidades atuais deste Hospital de Clínicas, neste momento crítico de saúde.

  2. Notificação às empresas terceirizadas para atendimento sobre o quanto estabelecido no Ofício - SEI n.º 80/2020/SCC/CAD/DAI-EBSERH:

  • Reorganização de rotinas de trabalho, caso seja detectada a necessidade de redução de exposição pessoal e interações pessoais envolvendo os funcionários terceirizados, levando em consideração, inclusive, a existência ou não de trabalhadores que estão no grupo de risco do coronavírus, como pessoas com doenças crônicas, idade acima de 60 anos ou histórico de contato com suspeito ou confirmado para o COVID-19 nos últimos 14 dias;

  • Adoção de todos os meios necessários para conscientizar seus funcionários quanto aos riscos do Covid-19 e para adesão às medidas preventivas amplamente divulgadas pelo HC-UFTM, pelo Ministério da Saúde e outros canais oficiais;

  • Orientações para qualquer pessoa ligada à empresa com atuação neste HC-UFTM reportar a ocorrência de retorno de viagem internacional (com o consequente afastamento mínimo por 7 dias), da ocorrência de sintomas de febre ou sintomas respiratórios, estando as empresas passíveis de responsabilização contratual em caso de omissão que resulte em prejuízo à instituição;

  • Recomendações, às empresas de limpeza e manutenção, para reforço quanto ao atendimento das cláusulas contratuais, em especial aos afetos à prevenção da proliferação do Covid-19, entre eles a disponibilização de sabonete, álcool líquido e em gel, devendo ser intensificada a higienização das áreas com maior fluxo de pessoas e superfícies mais tocadas, como mesas, balcões de atendimento, maçanetas, elevadores etc.

 

DA ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

  1. Suspensão das atividades da Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas da UFTM, até que haja a superação dos problemas de saúde causados pelo novo Coronavírus.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. Os atos normativos emitidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro não se aplicam aos servidores públicos estatutários em exercício neste Hospital de Clínicas, conforme prevê expressamente o art. 2.º da RESOLUÇÃO N.º 14, DE 17 DE MARÇO DE 2020, DO REITOR DA UFTM – anexo II.

  2. Ressaltamos novamente que o atendimento geral, preferencialmente, deve ser realizado nas unidades básicas de saúde e pronto atendimento municipais, ficando este Hospital de Clínicas da UFTM como referência para casos graves.

3.3     O Comitê de Enfrentamento Institucional está realizando intenso trabalho de acompanhamento diário do cenário epidemiológico, em estreita colaboração com a Sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e demais hospitais desta Rede, bem como com autoridades de saúde locais.

3.4      Novas medidas poderão ser adotadas de acordo com o risco de transmissão local e a evolução do cenário epidemiológico.

3.5        O Plano de Ações encontra-se em constante atualização e está disponível para acompanhamento na Sala de Situação: Comitê Gestor Covid-2019, conforme link a seguir:

http://www2.ebserh.gov.br/web/hc-uftm/sala-de-situacao-comite-gestor-covid-2019

 

Anexo 1

Anexo 2

Comitê para Enfrentamento Institucional ao Coronavírus HC-UFTM