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Plano diretor: definidos indicadores de desempenho para áreas estratégicas

Gestão participativa

Plano diretor: definidos indicadores de desempenho para áreas estratégicas

O Hospital de Clínicas da UFTM realizou, nos dias 14 e 15 de outubro, reuniões nas quais foram definidos indicadores que vão nortear os projetos estratégicos a serem implantados durante o triênio 2021-2023. 

Participaram representantes dos segmentos assistencial e administrativo, de diferentes hierarquias. Professores da universidade e residentes também foram representados. A listagem de convocados foi composta a partir de indicações das três gerências do hospital.

A atividade faz parte da elaboração do novo plano diretor da instituição, e foi precedida por oficinas de definição da nova visão institucional e identificação de macroproblemas e suas causas-raiz, promovidas no mês de setembro.

Para a superintendente do HC, Ana Lúcia de Assis Simões, o momento representou um importante passo para o processo de planejamento do hospital, uma vez que a definição dos indicadores aponta em que direção os projetos estratégicos de cada área devem ser desenvolvidos.

Mediadora do evento, a enfermeira Rosana Huppes Engel detalha que, partindo da nova visão institucional e considerando os sete macroproblemas identificados em oficina anterior, os participantes foram divididos em sete grupos, ao longo das duas reuniões, para sugerir indicadores nas áreas de ensino, pesquisa, assistência, governança, sustentabilidade, pessoas e processos/tecnologia. 

Após debates internos em cada grupo e, num segundo momento, em plenária aberta a todos os participantes, os indicadores de cada área foram escolhidos por meio votação. Em nova reunião, no dia 29, serão trabalhadas as metas de cada indicador, para os anos de 2021, 2022 e 2023.

Indicadores resultantes das reuniões de 14 e 15 de outubro

  • Percentual de exames, procedimentos e atendimentos com atividades de ensino da graduação, cursos técnicos e residências (Ensino);
  • Relação entre o número de produtos resultantes de pesquisas e o número de projetos registrados no âmbito do HC (Pesquisa);
  • Percentual de unidades organizacionais que estão em conformidade com a pactuação interna (Assistência);
  • Percentual do custeio do Hospital coberto pela receita SUS (Sustentabilidade); 
  • Percentual de colaboradores que tem ciência do plano de gestão (Governança); 
  • Percentual de unidades funcionais que divulgam seus resultados em relação às diretrizes pactuadas em transparência ativa e gestão à vista (Governança); 
  • Percentual de processos mapeados e padronizados em cada setor/unidade (Processos e Tecnologia); 
  • Porcentagem de satisfação declarada por amostragem dos stakeholders do HC (Pessoas).

 

Fotos: Unidade de Comunicação HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM