Notícias Notícias

Voltar

Pacientes em reabilitação aprovam cadeiras de rodas motorizadas

Saúde

Pacientes em reabilitação aprovam cadeiras de rodas motorizadas

Estudo desenvolvido no Centro de Reabilitação - CR - do Hospital de Clínicas da UFTM aponta que pacientes que receberam cadeiras de rodas motorizadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS - estão satisfeitos com a adequação dos equipamentos. 

Foram acompanhados 13 cadeirantes, durante dois anos, com levantamento semestral de informações sobre o uso, manuseio, segurança e conforto das cadeiras motorizadas.

Os resultados revelaram que o equipamento se adequa bem ao corpo, fornece segurança e é confortável. Não houve registros de lesões decorrentes da utilização, tampouco queixas sobre a almofada.

Alimentados por baterias recarregáveis, os equipamentos possuem controle manual de direcionamento, permitindo ao ocupante comandar a aceleração. “O processo de prescrição das cadeiras inclui consultas médicas e avaliação multiprofissional. São consideradas, por exemplo, as medidas corporais e faculdades cognitivas e motoras do usuário”, conta a terapeuta ocupacional Karen Karoline Silva, do CR.

Silva acompanhou a pesquisa, foi feita pela estudante Thayná Rocha Alves, do curso de Terapia Ocupacional da UFTM, sob orientação da professora Alessandra Cavalcanti. Os pesquisadores do Laboratório Integrado de Tecnologia Assistiva da UFTM e o Centro de Reabilitação firmaram parceria para novos acompanhamentos sobre a adequação das cadeiras de rodas a serem entregues a pacientes.

Unidade de Comunicação HC-UFTM