Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM adota Sistema Eletrônico de Informações

A PARTIR DE 25 DE FEVEREIRO

HC-UFTM adota Sistema Eletrônico de Informações

O Hospital de Clínicas da UFTM está em contagem regressiva para a implantação do Sistema Eletrônico de Informações - SEI. O software aperfeiçoa o trâmite de documentos e está sendo adotado por todos os hospitais da rede Ebserh, desde 2018. 

Na manhã de 18 de fevereiro, trabalhadores de todas as áreas do HC participaram de reunião explicativa a respeito da nova ferramenta de trabalho, a ser implantada no próximo dia 25. Na ocasião, Breno Molina, membro do Comitê de Gestão do SEI-UFTM falou sobre algumas vantagens do sistema.

“A agilidade é uma das principais características positivas, complementada pela possibilidade de acesso a partir de qualquer dispositivo, como celular ou computadores. O arquivamento, com possibilidade de rastreio, também é um facilitador”, enumera Molina.

Praticidade

Com o SEI, os processos internos já nascem eletrônicos, não necessitando ser digitalizados a partir de uma impressão em papel. O sistema possui editor de texto, modelos de documentos e possibilidade de anexar arquivos. Mais de uma área ou setor podem trabalhar conjuntamente em cada processo. 

Na semana passada, Marina Costa, presidente do Comitê de Gestão do SEI-UFTM, ministrou com Molina curso presencial que formou 115 multiplicadores no Hospital de Clínicas. Esses profissionais vão auxiliar suas equipes de trabalho na adaptação à ferramenta. 

Adicionalmente, o Comitê de Implantação do SEI HC-UFTM tem divulgado o curso de capacitação online oferecido pela plataforma da Ebserh e da Enap. Nos ambientes de treinamento, por sua vez, é possível simular as funcionalidades na prática. 

Fotos: Unidade de Comunicação HC-UFTM

Menos papel

“Depois do dia 25 o ambiente de treinamento continua ativo. Em caso de dúvidas, o usuário pode simular o uso do SEI fora do ambiente de produção, em caráter educativo”, conta Freud Antônio Martinelli Gomes, membro do Comitê de Implantação. 

Gomes ressaltou, ao final da reunião, que nem todo tipo de documento tramitará pelo SEI, apenas aqueles de caráter administrativo e que presumem devolutiva ou tomada de decisão. “Ofícios internos contendo comunicados que não demandam resposta, informes e convites, por exemplo, não devem mais circular em papel, mas serão remetidos pelo e-mail institucional”, esclareceu.

A implantação do SEI deve chegar a todos os hospitais da Rede Ebserh até o final do ano e é alinhada às determinações do Decreto 8.539, de 3 de outubro de 2015 e Portaria 1.042, de 4 de novembro de 2015, do MEC. O contato do Comitê de Implantação do SEI é sei.hctm@ebserh.gov.br.

Unidade de Comunicação HC-UFTM