Notícias Notícias

Voltar

Controle de fluxo organiza acesso dos usuários ao complexo hospitalar

Gestão

Controle de fluxo organiza acesso dos usuários ao complexo hospitalar

O Hospital de Clínicas da UFTM implantou, dia 25 de fevereiro, novo sistema de registro de entrada para pacientes, acompanhantes e visitantes no complexo hospitalar e Ambulatório Maria da Glória.

Cada usuário recebe uma etiqueta com código de barras e tem suas informações inseridas em um sistema eletrônico. Dessa forma, é possível prevenir evasões, a entrada de mais de um visitante para cada paciente, por vez, além de ter o controle de quem entrou e saiu em determinado dia/período.

“Essa iniciativa aumenta a segurança e o conforto dos pacientes, familiares, residentes e alunos, em conformidade com o compromisso da gestão, de propiciar um ambiente acolhedor e saudável”, avalia a gerente Administrativa, Maria Cristina Strama. 

 

Por segmento

A chefe do Setor de Hotelaria, Renata Maria Dias de Abreu, complementa que os pontos de entrada também se tornaram específicos. “Pacientes de urgência e emergência e seus acompanhantes utilizam somente a portaria do Pronto Socorro, já os de enfermarias, a portaria principal, e os de consultas eletivas, a do Ambulatório Maria da Glória”, detalha.

O fluxo de materiais, equipamentos, cargas, bens patrimoniais e mobiliário foi transferido para o portão que leva ao setor de Raios X. Segundo Abreu, ainda no primeiro semestre haverá um ponto de entrada e saída para servidores, residentes, professores e alunos, "com centralização dos relógios de ponto, dando acesso direto ao corredor administrativo, em separado da portaria para pacientes e acompanhantes". Também é prevista uma portaria para os terceirizados. 

Adicionalmente, estão sendo instaladas 50 câmeras em locais estratégicos, como as portarias. As imagens serão acompanhadas por uma central interna de monitoramento. Diariamente, ocorrem oito mil acessos ao HC-UFTM e Ambulatório Maria da Glória. Como cada trabalhador geralmente realiza mais de um acesso por dia, após a segmentação das portarias será possível quantificar e identificar as pessoas que passam pelo complexo, diariamente.

Unidade de Comunicação HC-UFTM