Notícias Notícias

Voltar

Com criatividade e pouco gasto, enfermeiro estimula higiene adequada das mãos

Assistência

Com criatividade e pouco gasto, enfermeiro estimula higiene adequada das mãos

Um galão com capacidade para 50 litros, uma lâmpada de luz negra e um líquido especial para treinamentos de assepsia. Com esses itens o enfermeiro Roberto Corrêa Marques, da Unidade de Terapia Intensiva do HC-UFTM, produziu um equipamento que demonstra a importância da higiene correta das mãos, no ambiente hospitalar.

Marques fez duas aberturas circulares nas laterais do galão, nas quais as mãos devem ser introduzidas, e outras duas, menores, no topo, para observação. Após a higienização das mãos utilizando água, sabão com clorexidina e álcool gel, a aplicação do fluido permite verificar se sobrou alguma área com sujeira ou microrganismos. Caso sim, o ponto contaminado fica fluorescente, sob a luz negra instalada dentro do dispositivo.

Desde fevereiro, o enfermeiro tem apresentado o “galão da verdade” a profissionais que atuam nas UTIs Adulto e Coronariana, incluindo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e alunos. “O objetivo é alertar, de forma lúdica, para as técnicas corretas de lavagem das mãos, com a sequência de movimentos indicada para garantir a efetividade”, conta Marques, acrescentando que a receptividade à iniciativa tem sido muito positiva.

O enfermeiro também tem reunido equipes dos diferentes turnos para expor uma apresentação teórica, com slides, sobre os cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde para higienização das mãos.  A enfermeira Ana Claudia Borges, da equipe da UTI, avalia que “toda forma de treinamento sobre o tema é importante, para reforçar a adesão à técnica recomendada”. 

Já a gerente de Atenção à Saúde do HC-UFTM, Geisa Perez Medina Gomide, ressalta que uma das principais causas de infecção sanguínea por cateter venoso, nos serviços de saúde em geral, é a higiene incorreta das mãos dos profissionais. “Daí a importância de iniciativas como esta, reforçando inclusive os compromissos do Hospital de Clínicas com o projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, do Ministério da Saúde”, finaliza.

Foto: Unidade de Terapia Intensiva HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM