Notícias Notícias

Voltar

Informatização estratégica aprimora atenção à saúde

All-in-one

Informatização estratégica aprimora atenção à saúde

O Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação - SGPTI - tem avançado na primeira etapa de instalação de computadores all-in-one no Hospital de Clínicas da UFTM.

Ao longo deste ano já foram entregues seis monitores com central de processamento integrada, que permitem acesso a softwares como o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários - AGHU -, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens - PACS - e Esmeralda.

Instalados nas unidades de Terapia Intensiva - UTI -, Doenças Infecciosas e Parasitárias - Udip - e Clínica Cirúrgica, os equipamentos são dispostos em corredores, fora da área de internação. Para acessar os dados, o usuário utiliza o mesmo login e senha de acesso à rede de informática interna.

 

Diferencial

“O objetivo é dar agilidade aos profissionais de saúde durante o atendimento, tornando possível acessar exames, prescrições, realizar a evolução do paciente e registrar alta sem ter que se deslocar às salas de prescrição ou secretarias”, define o chefe do SGPTI, Freud Antonio Martinelli Gomes. O profissional destaca, ainda, que as 13 salas de cirurgia do HC contam com a tecnologia all-in-one desde 2017. 

As vantagens dessa iniciativa já são percebidas. O médico intensivista Ayres Alexandre Carlos de Menezes, da UTI Adulto, exemplifica que o acesso facilitado das equipes multiprofissionais aos exames e prescrições confere mais celeridade ao trabalho. “É uma possibilidade adicional, que se torna especialmente conveniente devido aos pontos de instalação”, opina.

Outras seis unidades serão destinadas a locais como Pronto Socorro, Ortopedia e Clínica Médica. Na compra dos 12 equipamentos foram investidos R$ 66 mil. Numa etapa futura, as enfermarias também serão equipadas, estendendo o acesso a recursos de informática até os locais de internação. 

Unidade de Comunicação HC-UFTM