Notícias Notícias

Voltar

Pacientes participam de festa julina promovida pela UTR

Humanização

Pacientes participam de festa julina promovida pela UTR

Bandeirolas e balões coloriram a festa julina promovida pela Unidade de Terapia Renal (UTR) do Hospital de Clínicas da UFTM, dias 17 e 18 de julho. Além de comidas típicas, a festa contou com atividades lúdicas, como quadrilha e casamento caipira.

O evento acontece desde 2005 e representa um momento de integração entre pacientes, acompanhantes e profissionais do setor, como a técnica de enfermagem Alessandra Soares de Oliveira. Trajando roupas masculinas, ela participou da encenação do casamento caipira como pai da noiva.

“Essa é a 15.ª edição da nossa festinha. Os pacientes sempre me perguntam quando vai ser a próxima, sinal de que eles aprovam a iniciativa. Acho essa interação entre a equipe da UTR e os pacientes muito importante. Eles entram na brincadeira e acabam se divertindo junto com a gente”, relata Alessandra.

Em tratamento há um ano e meio, é a segunda vez que o técnico de informática Ronaldo Abrantes Prata participa do festejo. “O pessoal da UTR me convidou para interpretar o papel de padre no casamento. Eu me enturmei muito com os profissionais do setor, então, para mim, é um prazer participar da comemoração”, Ronaldo conta. 

De acordo com Maria José de Fátima Santos, responsável técnica da enfermagem da UTR, o evento surgiu a partir da necessidade de tornar o serviço mais humanizado. “A gente queria envolver funcionários, pacientes e seus familiares. Por isso optamos por uma festa tradicional, pois todo mundo celebra. E a cada ano, o número de pessoas que participa da nossa festa aumenta”, comemora Maria José.

Unidade de Comunicação HC-UFTM