Notícias Notícias

Voltar

Projeto aumenta bem-estar e qualidade de vida de funcionários

Mais Saúde HC-UFTM

Projeto aumenta bem-estar e qualidade de vida de funcionários

Às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, em torno de 25 profissionais do Hospital de Clínicas da UFTM se reúnem para realizar corrida, caminhada, exercícios aeróbicos e treino funcional. O grupo, com idades entre 26 e 61 anos, faz parte do projeto Mais Saúde HC-UFTM, criado em 2018, e que conta com a parceria do Uberaba Tênis Clube - UTC - , onde acontecem as atividades.
 
Coordenadora da iniciativa, a profissional de educação física Nathalie Cezário conta que os inscritos, em geral, buscam sair do sedentarismo e acabam conquistando melhoras no condicionamento físico e no fôlego, entre outros benefícios. “Ao começo e ao fim do ano são avaliados alguns parâmetros dos participantes, como peso e medidas, para demonstrar o progresso individual”, detalha, acrescentando que as inscrições são renovadas anualmente.
 
No dia 30 de novembro, o grupo participou da 1.ª Volta UFTM, evento que promoveu corrida e caminhada na Univerdecidade, em Uberaba. Na categoria técnico-administrativos, três dos funcionários do HC-UFTM conseguiram as primeiras colocações: Nathalie Cezário, em primeiro lugar, Marcelo Morais de Oliveira, em segundo e Betânia Maria Ribeiro, em terceiro.
 
 
Em movimento
 
Marcelo, assistente administrativo, já corria sozinho há cinco anos, quando decidiu juntar-se ao grupo. Para ele, a atividade coletiva proporciona mais motivação e ânimo. “Comecei a caminhar, e depois correr, por recomendação médica. Cheguei a perder 10 kg. Incorporei esse esporte à minha rotina e com isso durmo e trabalho melhor, pois é um alívio para o estresse”, relata.
 
Betânia, técnica de laboratório, por sua vez, frequentava academia mas não tinha o hábito de fazer exercícios aeróbicos, antes de entrar no projeto. Hoje, enumera benefícios no humor, na vitalidade e na disposição como os principais efeitos da prática. “No início do ano conseguia correr apenas 1km e precisava parar. Hoje já são 5km, sem pausa. Os exercícios ao ar livre, e com orientação profissional, me ajudaram bastante a alcançar o fortalecimento dos músculos”, comemora.
 
O bem-estar emocional também pode ser buscado na prática esportiva, acredita Vilane dos Reis Amorim, assistente administrativo. Correndo desde abril deste ano, ela relata que seu objetivo, além da perda de peso, é desafiar o corpo e a mente a se aprimorarem, de forma gradativa. “A partir da experiência no grupo, comecei a me inscrever em corridas que acontecem na cidade. Em outubro, consegui completar 5km em 54 minutos. Em novembro, venci a mesma distância em 47 minutos”, afirma.
 
As atividades do grupo, em 2019, terminam dia 18 de dezembro. No começo do ano que vem, tem início o trâmite para renovar a autorização de uso da pista do UTC, e então serão reabertas as inscrições para participantes.
 
 
 
Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM
Unidade de Comunicação HC-UFTM