Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM adota tecnologia inovadora para a geração de energia solar

Eficiência energética

HC-UFTM adota tecnologia inovadora para a geração de energia solar

Sistema gera economia e menor impacto ambiental

O Hospital de Clínicas da UFTM vai economizar em torno de R$ 300 mil por ano com a instalação de 1,4 mil placas de energia fotovoltaica sobre a cobertura predial. Também são previstos benefícios indiretos, como a redução da temperatura nos setores localizados abaixo dos locais de instalação e menor impacto ambiental derivado do consumo de eletricidade.

Para a gerente Administrativa do HC, Heloisa Shih, a iniciativa é um investimento de médio prazo, com estimativa de retorno em cinco anos, por meio da redução das despesas fixas da instituição. As placas têm 25 anos de garantia e os inversores, 10 anos. 

O chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Luiz Humberto Camilo, contextualiza que a licitação foi realizada em 2019, a instalação iniciada em fevereiro de 2020 e que na terceira semana de março já foram instalados 400 painéis. 

 

Sustentabilidade

"Essa é uma das diversas ações que Hospital de Clínicas está executando, com o objetivo de reduzir os custos operacionais, de forma a atender ao princípio da eficiência na administração pública", informa Camilo, adiantando que em julho o sistema deve entrar em operação. 

Já engenheiro eletricista Wesley Amâncio de Melo ressalta que o projeto utiliza a tecnologia mais moderna de geração fotovoltaica existente no mercado. Os painéis vão operar com otimizadores. Essa tecnologia, comparada aos sistemas convencionais, possibilita a operação individual de cada painel, garantindo até 25% mais energia na geração global e redução do custo e tempo de manutenção.

Segundo Melo, outra vantagem é o maior aproveitamento da área de cobertura disponível, de forma a permitir a instalação de painéis em locais com sombreamento parcial, sem que esse sombreamento reduza a geração do restante do sistema.

Considerando a tecnologia e a dimensão, a iniciativa se torna pioneira em Uberaba e entre os hospitais universitários brasileiros. Foi investido R$ 1,7 milhão, recurso oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - Rehuf -, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.

Disposição das placas já instaladas na cobertura do HC-UFTM. Foto: Setor de Infraestrutura Física HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM