Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM promove mudanças estruturais para melhor enfrentar a Covid-19

Saúde

HC-UFTM promove mudanças estruturais para melhor enfrentar a Covid-19

O Hospital de Clínicas da UFTM vem realizando, desde o dia 16 de março, adequações em sua estrutura física, a fim de adequar-se ao atendimento de pacientes com coronavírus. O hospital é referência para receber gestantes e neonatos com a doença. Para o atendimento da população em geral, é o segundo hospital de retaguarda em Uberaba.

Veja também: Superintendente fala do enfrentamento institucional ao coronavírus

No Pronto Socorro, houve reserva de uma área de 145 m², composta por duas enfermarias, sala de prescrição e sala de isolamento, exclusivamente para casos suspeitos de Covid-19. Fisicamente isolada por portas e paredes-divisórias, a seção conta com rápido acesso ao elevador que conduz ao Bloco Cirúrgico e ao pavimento de internação criado para adultos com a infecção.

“A mudança no Pronto Socorro provocou o deslocamento da antiga farmácia setorial para espaço mais amplo, e levou à criação de uma nova sala de isolamento, para pacientes sem suspeita de coronavírus, mas com outras enfermidades que demandem restrição especial de contato”, ressalta o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Luiz Humberto Camilo.

Já na UTI Neonatal e Pediátrica, houve separação entre as áreas destinadas a neonatos (agora com porta exclusiva, no corredor) e crianças mais crescidas, em área protegida por antecâmara de acesso. Tal mudança provocou, além da intervenção na alvenaria, a criação de novos pontos de energia.

 

Internação e exames 

Ao final do corredor da Neurologia, uma sala de 119m² foi reservada exclusivamente para adultos com Covid-19. “Foi instalada antecâmara de acesso e salas de apoio para as equipes assistenciais. A área recebeu nova pintura, climatização, suportes para monitores, sistema de exaustão e filtragem do ar, manutenção da rede de gases e do piso”, Camilo detalha. 

Na ortopedia, duas enfermarias de isolamento receberam pintura, climatização, adaptações elétricas e hidráulicas, de modo a comportar um laboratório para exames diagnósticos para infecção pelo coronavírus. Quartos do entorno sofreram mudanças estruturais para ganharem mais espaço útil, tais como a eliminação de armários sem função assistencial, de modo a receber os leitos que ficavam na área onde será instalado esse laboratório.

"No setor de Ginecologia e Obstetrícia (GO)", prossegue Camilo, "parte da sala de espera foi transformada em um corredor formado por divisórias, servindo de antecâmara de isolamento para leitos destinados a gestantes com a doença".

 

Geração de energia

O chefe do Setor de Infraestrutura Física, Wesley Amâncio de Melo, informa que com a instalação de um novo gerador ao lado da subestação da GO, a área passa a ser totalmente suprida em casos de falta de eletricidade, bem como o Núcleo de Métodos Gráficos, onde são produzidos exames de imagem. O equipamento está substituindo um modelo antigo, com capacidade ampliada de fornecimento.

“Também houve a substituição, nessa subestação, de um transformador a óleo por um congênere que funciona a seco, com o dobro da capacidade, dando maior segurança ao abastecimento para a GO, Métodos Gráficos e Ambulatório Maria da Glória. Nesse último, foi possível instalar um novo aparelho de Raios X, devido ao aumento da potência do transformador”, Melo complementa.

Luiz Humberto Camilo, por sua vez, observa que o trabalho de adaptação segue em desenvolvimento, e que o Hospital vai se adequar gradativamente às demandas que sejam apresentadas, no contexto do enfrentamento ao coronavírus. 

 

Aspecto humano

Toda a mão de obra tem sido executada por engenheiros, arquiteto, eletricistas, marceneiros e profissionais de empresas terceirizadas que já atuavam no HC-UFTM, utilizando materiais anteriormente disponíveis em estoque. Em comum entre esses trabalhadores, se destaca o sentimento de que estão produzindo algo especialmente relevante: condições apropriadas para atender às necessidades de saúde da população durante a pandemia.

Para Jhonatas Lucas de Almeida, que nas duas últimas semanas dedicou mais de 40 horas a serviços como a instalação de divisórias, o trabalho, apesar de intenso, chega a ser desempenhado com mais empenho, quando se sabe que os resultados se destinam a enfrentar uma questão relevante como a Covid-19.

No mesmo sentido, o eletricista Matheus Amâncio acrescenta que o momento tem exigido maior rapidez e afinco, com atenção redobrada, para evitar necessidades de retrabalho. “O objetivo final é que a instituição esteja preparada, o mais rápido possível, para atender a essa demanda específica”, diz.

Já o marceneiro Mário Fernando Teodoro relata que essa é uma experiência de dedicação a ser levada para a vida. “É de suma importância que todos os profissionais deem o melhor de si, em todas as áreas, para que a sociedade passe por este momento unida. No caso do Hospital, são mudanças que beneficiam a todos, porque ninguém é imune, todos nós temos alguém na família que pode vir a necessitar dessa internação, inclusive nós mesmos”, finaliza.

Segundo o Plano de Contingenciamento para a Covid-19, o HC-UFTM conta com 50 leitos para o atendimento de complicações respiratórias decorrentes da Covid-19. Dentro de 30 dias, pode-se agregar mais 10 leitos a esse número e, em 60 dias, se necessário, readequar-se outros leitos para atender especificamente a essa demanda, perfazendo 72, no total.

Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM

Unidade de Comunicação HC-UFTM